[ editar artigo]

Zhang Xiu – Uma mulher tão especial quanto todas as mulheres

A CNN, canal americano de televisão, resolveu vasculhar as vidas e carreiras de mulheres de negócios extraordinárias que estão no topo das suas áreas de atuação em vários locais do mundo.  A cada mês são apresentadas duas mulheres que se destacam em diversas áreas como negócios, esporte, artes e ciência.

Fonte da imagem: forbes.com

Este mês uma dessas mulheres é a Zhang Xiu, magnata do mercado imobiliário chinês. Ela é uma das poucas bilionárias da China e o seu patrimônio está avaliado em 3,6 bilhões de dólares, uma fortuna que ultrapassa pessoas como Donald Trump e Oprah. Ao contrário do que muitas podem achar, ela não nasceu em berço de ouro, tão pouco foi agraciada com um casamento conveniente.

A trajetória de Xiu começou aos 14 anos, quando trabalhava em uma linha de montagem em uma fábrica em Pequim. Na época, ela confessa que não tinha ideia do que a aguardava no futuro, muito menos que a China se tornaria uma potência econômica mundial. O único pensamento que permeava a sua mente era que precisava sair do país. Zhang se focou em juntar o dinheiro que ganhava em Hong Kong, foi para a Inglaterra estudar economia e logo após, estava trabalhando no coração financeiro dos Estados Unidos, Wall Street.

Apesar de dizer que não tinha a capacidade de planejar tão à frente a ponto de se ver na situação em que está, uma coisa estava clara: um emprego confortável na área financeira não era a visão de futuro de Zhang.

No início da década de 90 ela voltou para Pequim, onde conheceu seu marido, um corretor imobiliário iniciante. Juntos, eles fundaram a Soho China, uma empresa de desenvolvimento imobiliário que os levou ao topo do mundo. A empresa construiu alguns dos prédios comerciais mais altos do mundo, que eles comparam a montanhas construídas por mãos humanas.

Uma das coisas que Xiu deixa claro quando perguntada sobre como se sente em, apesar de ser bem sucedida profissionalmente, ser uma mulher em uma área composta basicamente por homens é: “Eu não penso nisso quando entro em uma reunião. A única coisa que tenho em mente é que preciso que a negociação aconteça e dê certo. Trabalho duro e me mantenho focada. Qualquer mulher pode fazer o mesmo. Quando comecei a trabalhar na China, as mulheres não tinham nada, vinham de lugar nenhum e tínhamos sorte de simplesmente estarmos vivas.” Quando perguntada sobre o porquê das mulheres ainda serem minoria em cargos mais altos, ela afirma certeira: “Homens não decidem ficar em casa porque já são bem sucedidos. Já a maioria das mulheres acha confortável ficar em casa quando atingem um determinado patamar financeiro. Muitas acham que já é o suficiente o que conquistaram até então.”

Um aspecto que Xiu enfatiza é a necessidade de achar o equilíbrio entre empreender e ser mãe. “Uma prioridade que temos é passar tempo de qualidade com nossos dois filhos, assim como tentar proporcionar uma vida tão normal quanto possível para eles. Eu considero uma tarefa quase religiosa tomar café da manhã e jantar com eles todos os dias.”

Clique aqui para conferir o vídeo traduzido.

Débora Carvalho é fundadora da Fluency School. Formada em Línguas Estrangeiras pela Universidade Federal, leciona inglês e português para todas as faixas etárias, para objetivos diversos, trabalha como tradutora e intéprete. Está sempre em busca da fluência no inglês e aperfeiçoamento do ensino da língua através de cursos de especialização dentro e fora do Brasil ao longo de 17 anos atuando na área. Estuda inglês desde os 8 anos, pois queria entender as letras das músicas estrangeiras que sua mãe ouvia. Sempre se interessou por empreendedorismo feminino e a posicionamento da mulher no mundo dos negócios.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler conteúdo completo
Indicados para você