[ editar artigo]

*VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHA!

Por Empreendedorismo Rosa

E elas continuam nos inspirando, desta vez postagem incentivadora ao nosso trabalho, vem da podeROSA leitora Marina Dôliveira, do Blog Plenejamente. Confiram abaixo:

"Este ano eu tive o privilégio de participar do Programa LEAN IN CIRCLE em Curitiba, encabeçado pela moderadora Lênia Luz e também fundadora da empresa Empreendedorismo Rosa. Já adianto que não é apenas no nome, a Lênia é uma pessoa que ilumina propósito e inspira pessoas!

O curso cobre o programa Centered Leadership, de Joanna Barsh, consultora do Lean in Circle, projeto idealizado pela Sheryl Sandberg – COO do Facebook.

Joanna estudou os traços em comum de mulheres líderes e, com isso, estruturou um modelo de liderança chamado Centered Leadership (ou, no português, “liderança centrada”), com 5 dimensões determinantes para uma boa liderança profissional e que também exerce influência na satisfação pessoal (sim, a FELICIDADE!). São elas:

  • Significado
  • Enquadramento
  • Conexão
  • Engajamento
  • Energia

Assim, baseado neste estudo, o Programa não apenas incentiva as mulheres a perseguir suas ambições (sim, temos muitas ambições!!), mas ensina como as 5 dimensões podem nos ajudar a potencializar nossos talentos e gerar autoconfiança para atingirmos nossos objetivos.

Segundo Joanna Barsh, a “liderança começa com a gente mesma. Depois de desenvolver suas capacidades, as mulheres conseguem espalhar essa energia e confiança aos outros a sua volta e, o mais importante, conseguem mudar o sistema”.

Hoje, posso dizer, com certeza, que sou uma mulher renovada pelas experiências que vivi no Programa e quero compartilhar este mundo de possibilidades com tantas outras mulheres que eu puder alcançar, assim como eu mesma fui alcançada!

Aproveito para registrar o meu agradecimento à Fernanda Michalski, amiga e conselheira, que me inspirou a fazer o programa do Lean In. E mais uma vez à Lênia por ter aberto a oportunidade da minha participação! GRATIDÃO.

MAS POR QUE ESTE PROGRAMA E NÃO TANTOS OUTROS?

Primeiro, eu quero deixar registrado o que este Programa NÃO é.

Este Programa NÃO é uma proposta de conhecer a história feminista de luta pela igualdade de gênero. Sim, vamos acabar falando sobre a condição da mulher, mas não iremos discutir o machismo ou praticar o femismo (mulher achar que é superior ao homem).

A proposta do Programa é gerar autonhecimento, nos fazendo identificar nossos pontos fortes e derrubar crenças que nós mesmas nos rotulamos. Para isso, precisamos entender quem somos e onde queremos chegar, afastando o “autosabotador” que existe dentro da gente e que nos faz desistir diante das dificuldades – que são muitas, sim!

O Programa é uma inspiração contínua, te faz conhecer algumas mulheres… uma delas, você mesma, sob um outro olhar, e outras mulheres que participarão contigo desta jornada, compartilhando seus desafios e medos, que, por sinal, são, se não os mesmos, muito parecidos com os seus.

Não estamos sozinhas! Como defende o Lean In, ao trabalharmos juntas, podemos mudar a trajetória de novas mulheres e criar um mundo com mais PODER! Somos privilegiadas por ter esta oportunidade de acesso ao crescimento educacional e de gênero. Por isso, FAÇA ACONTECER.

E O QUE EU, MARINA, TENHO A DIZER DO CURSO?

Eu vivenciei este Programa como o botão PAUSE da televisão. Aquele momento de desligar o som, parar o movimento e enxergar cada detalhe da nossa vida que está passando neste momento, aqui, agora, e não percebemos!

Afinal, esta frase acaba encaixando como luva: “aquilo que faz ´tic tac´ no seu pulso não é o relógio, é a sua vida!”.

E quantas vezes não nos vemos vivendo a vida no piloto automático, sem lembrar do “por quê” e “como” chegamos até aqui!

Nesta loucura do dia a dia, acabamos não tendo um tempo nosso para PAUSAR, olhar para trás e para o hoje, e agradecer, assim como olhar para frente e dizer, é lá onde quero chegar!!

E este curso é isso: reservar um tempo para você, por você!!

Todos temos um propósito, uma história de vida enriquecedora, somos fonte de inspiração…. mas, por vezes, deixamos o medo tomar as rédeas da nossa vida e quando a gente se dá conta, acabamos perdendo uma oportunidade, duas, três…. !

Ta na hora de mudar, concorda?

O Programa te fará trocar o tom dessa conversa, de “não podemos fazer nada” para “SIM, PODEMOS FAZER TUDO!”

Abaixo a foto da turma que participei e das mulheres inspiradoras e PODEROSAS que conheci:

 

Lean In 10

 

ME CONTA MAIS SOBRE O “LEAN IN CIRCLE”?

É um Grupo fundado e inspirado pela experiência da Sheryl Sandberg, COO do Facebook, a partir do livro FAÇA ACONTECER da executiva (“Lean in”, na edição em inglês).

No livro, Sheryl compartilha sua experiência quando Vice Presidente de Vendas Globais e Operações Online do Google e como COO do Facebook, ao ter vivido situações como não encontrar um banheiro feminino no andar da diretoria em uma empresa de um grande cliente; assim como, ela grávida, ter percebido que não havia vagas de estacionamento para gestantes.

Com isso, acabou se questionando de que poucas mulheres se encontram em cargos de alta liderança, o que a fez compartilhar estas e outras experiências e aprendizados neste livro.

Como o reflexo deste movimento gerou um alcance enorme e positivo, fundou o Instituto LEAN IN (https://leanin.org), com o objetivo de desenvolver mulheres do mundo inteiro para que se encontrem e desenvolvam suas habilidades.

Todo o material e conteúdo destes programas é produzido pela matriz, nos Estados Unidos, que faz a distribuição para os “Círculos”, que são pequenos grupos que se reúnem para protagonizar e apoiar esta iniciativa. Existem mais de 30.000 círculos em 154 países e em mais de 900 campos universitários.

A Lênia Luz é a moderadora do Círculo Lean In em Curitiba no Paraná por meio do Empreendedorismo Rosa. Em 2016, o Grupo de Curitiba foi inclusive citado pela própria Sheryl em sua timeline.

CÍRCULOS E O EMPREENDEDORISMO ROSA
Eu quero! Onde consigo mais informações? Estão previstas duas novas turmas do Lean In Circle em Curitiba. Veja AQUI! "

Confira o texto na íntegra acessando o Blog Planejamente. 

 

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler conteúdo completo
Indicados para você