[ editar artigo]

Você já se sentiu totalmente desgastada e improdutiva?

Você já se sentiu totalmente desgastada e improdutiva?

Essa leitura e para você!

No livro Produtividade para quem quer tempo, o autor Geronimo Trelm mostra que existe quatro elementos essenciais que nos trazem felicidade:

Realização pessoal – cumprimento do nosso propósito de vida;

Realização profissional – utilização máxima dos seus talentos respeitando seus valores;

Realização financeira – conseguir viver em paz com o que tem colhido financeiramente;

Equilíbrio – manter equilíbrio na vida pessoal e profissional, engloba o que precisa para se sentir realizado;

Muitas pessoas não conseguiram ainda equilibrar esses quatro elementos na sua vida e com isso vem o desgaste emocional. Para identificarmos se você está em equilíbrio ou não, veja em qual desses perfis de pessoas você se encaixa:

Vida vazia – possui tempo, mas não tem resultado;

Arrastador de pedra – tem resultado mas não tempo, trabalha muito;

Ocupado – não tem resultado e nem tempo;

Realizador nível A – tem resultado e tempo, consegue ter os quatro elementos da felicidade na pratica.

Você já teve a sensação de ver o tempo voar e não conseguir dar conta?  Quantas vezes você já tentou emagrecer ou poupar dinheiro?

Normalmente existe dois motivos para não realizarmos tudo o que desejamos:

  1. Priorizar tarefas – normalmente sabemos o que precisar ser feito, mas acabamos protelando isso, porque vem as mensagens de wattsap na frente, nossos e-mails, nossas urgências com os filhos, maridos, empresa....adiando assim que precisa ser feito; Quando priorizamos aquilo que não e importante estamos adiando nossos sonhos e metas. Quando priorizamos o que não é importante estamos procrastinando!
  2. Ter tarefas em excesso – tentar fazer todas nossas atividades sem alguma técnica e inútil;

Você precisa mudar a maneira que tem feito as coisas para ter mais, sabe aquele sentimento que não vai dar certo? Temos que começar por ai, pois a partir do momento que penso, não vou dar conta, não dou mesmo. E se quer desenvolver os papeis importantes na sua vida deve prioriza-las, ou seja, fazer primeiro no seu dia pois ela gera sentimento de alivio e você se torna mais empoderada, mais capaz de realização na vida.

Se empoderando do fato que podemos realizar as tarefas, vamos mapear o nosso dia, para verificar onde estamos gastando nosso tempo.

Ocupar-se não é produzir, lembre sempre disso, fique atento para as atividades que esta fazendo, uma ferramenta eficaz para isso e você pegar um dia aleatório da semana e colocar um despertador para tocar de quinze em quinze minutos e anotar o que esta fazendo (essa ferramenta está disponível no linktree do meu Instagram pessoal, @facasempreomelhor,  você mulher empreendedora pode baixa-lo gratuitamente e fazer essa checagem no final do dia, anotando durante o dia e mapeando todas as atividade e no final analisando em qual dos quadrantes acima cada atividade se se encaixa! Voce pode encontrar a ferramenta aqui:

 https://drive.google.com/file/d/17DkPCPOeTBVs3DpDiGBjbTXkUn3H3Sg6/view?usp=sharing

Uma coisa você precisa deixar claro, sua lista de tarefas nunca vai acabar, mas tenha isso em foco, se você não tem agenda, acaba virando agenda dos outros e para mudar essa situação procure seguir essas dicas:

  • Tenha horário para checar as mensagens;
  • Medir sua evolução e importante para você saber onde esta;
  • Troque a frase “eu tenho que” pela frase “eu escolho fazer”, pode acreditar, você vai se sentir mais empoderada;
  • Tire tudo que está na sua cabeça e coloque no papel, ou use o aplicativo Trello para isso, pois você deixara sua mente mais aberta para produzir, uma ferramenta ótima e o GTD, procure no Trello e teste-a;
  • Faca atividades diferentes para ter resultados diferentes, não adianta utilizar as mesmas ações que não terá resultados diferentes;
  • Se fosse fácil todo mundo faria, mas está em nossas mãos ressignificar sentimentos ruins e tirarmos o aprendizado dele;
  • Tenha clareza quais as atividades que pode ser dispensada no seu dia;
  • Tenha um diário para escrever as conquistas do dia, assim você grava melhor o que precisa e tem mais clareza onde está desperdiçando suas ações;
  • Todas nos temos uma voz critica interior, crie uma frase que você possa dominar essa voz como por exemplo, “Se fosse fácil todo mundo faria, mas eu escolho fazer porque posso!”
  • Use sua fisiologia para melhorar a energia, lembra a posição de poder da mulher maravilha? Use ela e vai ter resultados melhores, 5 minutos na posição de empoderamento ou com uma caneta no meio dos dentes forcando você a sorrir pode melhorar ainda mais sua energia;
  • O medo e uma escolha, a coragem também, quando estiver numa encruzilhada lembre-se qual voz interior você quer alimentar, pois aquele cachorro que você alimenta e o que vence a batalha!
  • Coloque seu sono em dia, dormir de 6 a 8 horas e essencial para você manter sua saúde e ter uma produtividade melhor na vida, um aplicativo que tenho usado e que está trazendo mais clareza quanto a minha qualidade de sono e o sleepcycle;
  • Priorize as ações importantes para o inicio do dia, pois e onde nosso nível de realização e maior
  • Não espere ter sede para tomar água, para ter energia coloque como meta tomar 2 litros de água por dia, não adianta você me falar que já sabe disso, coloque em pratica também!

Lembre-se, faca sempre o seu melhor e vai conseguir ter resultados em tudo o que se desafiar a fazer!

 

 

 

 

Empreendedorismo Rosa
Ler conteúdo completo
Indicados para você