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Vai uma pizza aí?: Dicas para restaurantes e pizzarias estruturarem delivery e atrair a atenção de clientes

Vai uma pizza aí?: Dicas para restaurantes e pizzarias estruturarem delivery e atrair a atenção de clientes

Associação Pizzarias Unidas do Brasil

Associação Pizzarias Unidas do Brasil dá dicas para restaurantes e pizzarias estruturarem delivery e atrair a atenção de clientes

Em meio a quarentena, restaurantes em modo geral, principalmente no Estado de São Paulo e Rio De Janeiro, tiveram como única opção de manter o funcionamento atender por delivery.  O período apresenta muitas obstáculos, principalmente para os estabelecimentos que não tinham o delivery estruturado ou se quer tinha a operação. A Associação Pizzarias Unidas do Brasil, maior entidade especializada no setor de pizzarias no país, separou dicas de como organizar o delivery em poucos passos nesse período e como atrair a atenção de clientes.   

Primeiros passos para o delivery: 

1)Análise de cardápio -  Verifique se todo ele é passível de entrega ou se é melhor ter opções exclusivas para o salão.  Nessa fase de análise, é preciso também contabilizar o tempo de tempo de preparo, finalização e entrega. 

2) Embalagens - Qual o custo e tipo de embalagem precisará usar e qual o tempo de espera entre confecção e entrega . Lembre-se que a embalagem diz muito sobre sua empresa e também conta ponto para a qualidade do seu prato.  Vale fazer junto com a análise de cardápio, um levantamento do que cada item precisa para ser entregue de forma impecável.   

3) Entrega - Se um  estabelecimento nunca efetuou entregas, existem duas opções. Para quem opta por ter motoboys próprios,  poderá contar com o benefício de tornar a entrega mais personalizada e, em contrapartida um custo fixo mais alto. As Marketplaces oferecem todo a estrutura de logística já pronta, com um custo fixo reduzido. Nesses casos, pode ser que a personalização na entrega fique apenas no quesito de embalagens.   Para estabelecimentos que estão começando, apostar no início em marketplaces pode ser a chave para estruturar.  

4) Aplicativo próprio - Caso a escolha seja por motoboy próprio para entrega,  apostar em desenvolver um aplicativo com o nome do estabelecimento conta muitos pontos para a questão de marketing.  Por lá, é possível criar ou ampliar o banco de dados de clientes e até traçar perfis de consumo. Isso é útil para estabelecer promoções e até lançar novos produtos.    Há plataformas que entregam o aplicativo pronto para uso em pouco mais de 5 dias.  

Com o delivery estruturado,  é hora de pensar em como atrair mais a atenção de clientes no período.  “ Muitos estabelecimentos já mantém o costume de atender pedidos por whatsapp. Se não há ainda um mailing com os  dados de clientes, a implantação de aplicativo próprio pode ajudar. Caso o aplicativo seja uma próxima etapa, tire um tempo para organizar quem faz pedidos por whatsapp, por exemplo” sugere Gustavo Cardamoni, presidente da Associação Pizzarias Unidas de Brasil. Cardamoni explica que o período pode ser aproveitado para estreitar relacionamento com o corpo de clientes e até render indicações. “ Crie o hábito de enviar aos clientes, pelo menos duas vezes por semana, mensagens sobre promoções”.  Quando a questão é pizza, vale até enviar um questionário simples aos clientes sobre quantas pessoas residem na casa, preferência por sabores e restrições. “Uma conversa rápida pode servir de base para entender as necessidades dos clientes e criar ações que os impactem e gerem pedidos”. complementa.  

Considerando a quarentena e possibilidade de prorrogação, Gustavo também dá como dica apostar em novidades. “Com o isolamento social, é normal existir a busca por novidades.  Um estabelecimento que já recebia pedidos antes do período irá continuar na lista de confiança, mas para atrair a atenção, além de promoções com itens já conhecidos do cardápio, inovar significa criar a curiosidade por experimentar um novo sabor de pizza, mas tenha cautela, para evitar ficar com matérias primas paradas” finaliza.

 

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