[ editar artigo]

Três Pilares do Marketing Pessoal

Por Júlio Lussari

Aprendi uma das maiores lições sobre Marketing Pessoal com o meu pai, em um dos momentos de maior adversidade pelos quais já passei até hoje.

No final de 2007, eu fali um negócio e em fevereiro de 2008 decidi mudar de cidade. Prestes a embarcar, meu pai colocou a mão no meu ombro e disse: “Você faliu, perdeu tudo o que tinha, está indo para uma cidade que você não conhece nada, nem ninguém. Tudo o que te sobrou foi o seu nome, cuida bem dele.”

A primeira vista, parece algo duro para se dizer a uma pessoa que estava na situação em que me encontrava. No entanto, foi um daqueles aprendizados que, sem dúvida nenhuma, vou carregar para o resto da vida.

Fonte da imagem: Google

Quando o assunto é Marketing Pessoal, poucas pessoas sabem de fato o que é e como fazê-lo. Trago hoje para vocês o que considero os três pilares básicos do Marketing Pessoal:

1 - Objetivo
O pilar fundamental em relação ao Marketing Pessoal é ter um objetivo principal.

Quem você quer ser?

Pelo que quer ser conhecido?

Quais diferenciais a sua marca vai levar para o mercado em que atua?

Assim como uma empresa que possui uma marca, a sua marca pessoal precisa ter um objetivo e se posicionar em relação a isso.

2 - Networking
Costumo dizer que networking não é só conhecer pessoas, também é conectar pessoas. O fato de conhecer bastante gente e se relacionar bem com elas é, de fato, um ponto positivo. Mas, no mundo dos negócios competitivo em que vivemos hoje, precisamos muito mais do que conhecer e nos relacionar bem com pessoas. Uma das habilidades que acredito ser um grande diferencial competitivo é o de conectar pessoas. Por exemplo: Se você conhece uma pessoa que tem uma agência de publicidade e uma outra pessoa que está começando um negócio agora, você pode ligar para um e dizer que quer tomar um café para atualizar sobre o que está fazendo e perguntar se pode levar um amigo que você quer muito apresentá-lo. Depois de marcar com um, ligue para o outro e diga o mesmo. No dia do encontro, apresente-os e diga o quanto está feliz por eles estarem se conhecendo. Diga um pouco de cada um para o outro, peça o seu café e deixe-os conversando. Estimule a conversa com perguntas bem feitas.

Caso eles fechem um negócio ou uma parceria, ambos serão imensamente gratos a você. Faça isso de coração, sem intenção de ganhar algo em troca. Aprenda a conectar pessoas e você verá os resultados que isso trará para a sua carreira profissional.

3 - Persistência
Construir uma marca pessoal leva tempo, requer paciência, persistência e resiliência. No entanto, acredito que, dessas três, a persistência é a mais importante. Ao definir um objetivo claro e definido para a sua marca pessoal, conhecer e conectar as pessoas certas que possam te ajudar a chegar mais próximo do objetivo a cada dia e ter a persistência de continuar progredindo não importando o que aconteça, é um excelente caminho para construir uma marca forte e sólida no mercado.

O ingrediente que falta nessa receita é: ação massiva e ininterrupta.
Objetivo sem ação, não passa de mera ilusão.

E você, o que está fazendo hoje para alcançar o seu objetivo amanhã?

Compartilhe conosco!

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler conteúdo completo
Indicados para você