[ editar artigo]

Trabalho e família são importantes, mas e a vida pessoal?

Um dos temas mais discutidos na atualidade, especialmente após o lançamento do livro "Lean In" de Sheryl Sandberg é o equilíbrio entre vida profissional e familiar, especialmente para as mulheres.

Fonte da imagem: Empreendedorismo Rosa

Alguns estudiosos, para entenderem melhor qual departamento da vida é mais prejudicado quando ocorre um desequilíbrio, dividiram, em tarefas, os afazeres da mulher entre profissional/pessoal. As tarefas profissionais incluem: reuniões (internas e externas), envolvimentos em ações voluntárias e sociais corporativas, cursos de especialização, programas de treinamento, cobranças aos subordinados e tarefas diárias de análise de negócio. Já as obrigações e compromissos pessoais, realizados fora do corporativo, incluem: cuidados com a casa, família, amigos, pets, trabalho voluntário para a comunidade, lazer e finalmente atividades relacionadas a própria saúde física e mental.

Infelizmente, tais estudos nos mostram que a tendência das mulheres é deixar em último lugar elas mesmas e sua própria saúde, em detrimento do trabalho e de suas responsabilidades domésticas (como cuidar de filhos, casa e marido).

Este fenômeno reflete negativamente sobre o próprio trabalho, pois ao abrir mão do autocuidado, as mulheres podem se tornar insatisfeitas e infelizes, o que acaba minimizando as suas chances de sucesso em diversos departamentos de sua vida.

Por isso meninas, vamos tentar achar um meio termo saudável, dosando a vida pessoal, familiar e a profissional em quantidades reais e sustentáveis a longo prazo. Precisamos exercitar nossa sensibilidade feminina para deixar tudo mais ameno, delicado e aprazível inclusive para nós mesmas. Pensem nisso!

Fabiana Saad é empresária, apaixonada por história, admiradora de Caravaggio, louca por esportes, apreciadora do mundo gourmet, perseverante e com sede de informação. Formada em Comunicação Social, pós graduada em Marketing Internacional e fluente em 4 línguas.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler conteúdo completo
Indicados para você