[ editar artigo]

Stress e produtividade: Hora de se CUIDAR!

Por Ana Caner

Você bem sabe, mesmo que intuitivamente, o quanto situações de stress impactam em sua saúde, abalando desde o sistema imunológico, pra não falar na qualidade de vida como um todo. A produtividade, então, nem se fala: é a primeira a ir por água abaixo.

Estudos mostram que, em vários países, o stress tem sido apontado como a maior causa de doenças físicas e mentais. E, quando se fala em trabalho, sabe-se do alto impacto que as doenças causadas por stress têm no índice de faltas e dias perdidos.

O que não você pode não ter se dado conta é que os sintomas do stress podem estar afetando sua saúde, ainda que você não perceba. Muitas vezes temos uma coleção deles, que ignoramos até que atinjam dimensões maiores.

Ana Caner Fonte da imagem: Ana Correia

Comumente verificamos os sintomas quando já convivemos com eles há muito tempo: aquela dorzinha de cabeça, que até já consideramos normal, dores nas costas, insônia.

Será que você pode continuar dando-se ao luxo de ter sua saúde, bem-estar e sua produtividade tão afetados pelo stress?

Para lidar melhor com o stress no dia a dia, é muito importante que você saiba que:

1 - Ainda que a resposta ao stress tenha início no cérebro, o stress é, porém, um fenômeno que opera em todo o corpo. Portanto, se você for capaz de reconhecer os sintomas de stress mais comuns dará um grande salto para lidar com eles. Preste atenção a eles. Você pode testar seu stress aqui.

2 - Uma vez que você se deu conta de que não está imune ao stress, o passo seguinte é melhorar as formas de lidar com as situações estressantes.

3 - Estudos comprovam que uma das formas mais eficazes de conter o stress é focar a atenção ao que está acontecendo no exato momento presente.

Isto vai contra nossa tendência de correr para dar conta de todos os itens que estão nos deixando estressados (as). O problema é que assim perdemos a conexão com o momento presente e não permanecemos verdadeiramente atentos ao que estamos fazendo e sentindo.

3 - Portanto, ao invés de correr, experimente o caminho inverso: pare, respire, olhe em volta, perceba o que está fazendo, como está se sentindo.

4 - Pode parecer muito pouco, porém saiba que a neuroplasticidade é constante: está em andamento agora. Pequenas ações repetidas a cada dia trazem mudanças importantes no funcionamento cerebral. Produzem, portanto, resultados poderosos. Experimente!

5 - Talvez você queira amplificar as mudanças e os benefícios que percebeu. Pois o processo é simples, porém exige treino. Simples, porque não é mais complicado do que prestar atenção ao que está realmente acontecendo à sua volta. Mas, sem treino, torna-se difícil sustentar esta prática no nosso dia a dia. A prática de estar presente é algo a ser cultivado diariamente. É o que propõe o treino em mindfulness.

Cuide-se bem!

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler conteúdo completo
Indicados para você