[ editar artigo]

Segurança Psicológica

Segurança Psicológica

 

É a crença de que ninguém será punido ou humilhado por falar suas ideias, questionamentos, preocupações ou cometer falhas. É quando o indivíduo ou time sente segurança em relação ao seu ambiente.

Cultivar uma cultura de Segurança Psicológica é deixar claro que as falhas podem ocorrer, e que os indivíduos podem assumir riscos, sem ser julgados ou ridicularizados.

Por que é tão importante ter Segurança Psicológica nas empresas, Famílias, grupos?

Quando não confiamos no grupo/empresa que atuamos, nos tornamos desconfiados, não trabalhamos de forma colaborativa; assim nos doamos menos, alcançando resultados inferiores.

Para os líderes é necessário trabalhar a cultura da empresa, cultivando ao seu redor um grupo de pessoas que se importam com essa Segurança, e trabalhem juntos para disseminar essas habilidades. Trabalhando seu autoconhecimento, para ter mais controle e entender como responder ás situações, preocupações, ideias e falhas. Dando liberdade, incentivando a participação, sendo acessível para diálogos e criando um ambiente de qualidade onde os integrantes aprendam e evoluam.

A Segurança Psicológica é tão relevante que o Google identificou como a característica essencial das melhores equipes.

O medo de falhar, correr riscos e assumir responsabilidades pode levar empresas à falência, assim disseminar a cultura da confiança é fundamental, para que a equipe cresça e evolua como um todo. Essa confiança não é gerada do dia para a noite, é alcançada com trabalho e dedicação.

Exerça a confiança no seu ambiente, conquistando altos níveis de engajamento, maior motivação para enfrentar problemas difíceis, mais oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento e melhor desempenho.

E você o quão confiante está em admitir suas falhas e não receber retaliação? E o quanto você proporciona isso no ambiente em que convive?

Caso tenha um interesse maior em saber mais sobre o assunto tem a palestra Construindo um Ambiente de Trabalho Psicologicamente Seguro, por Amy Edmondson, uma professora de Harvard que já fez muitos trabalhos sobre segurança psicológica.

Empreendedorismo Rosa
Ler conteúdo completo
Indicados para você