[ editar artigo]

Raízes Empreendedoras

Trajetórias reais de empreendedoras são grandes fontes de ideia, inspiração e motivação para quem deseja abrir seu próprio negócio. Pensando nisso, no ano passado eu e minha mãe lançamos em parceria o livro ‘Elas Empreendedoras’, no qual compartilhamos diversas histórias de empresárias brasileiras. Hoje, aproveitando o mês do dia das mães, gostaria de dividir uma história a mais que, apesar de não aparecer como um case oficial do livro, possui conteúdo suficiente para uma trilogia!

Fonte da imagem: Empreendedorismo Rosa

Andréa Villas Boas (vulgo minha mãe) é formada em Psicologia, mas sua atuação hoje é bem abrangente. Ela seria algo como empreendedora, consultora, profissional de RH, coach, escritora e palestrante. Iniciou sua carreira cedo, assim como outras etapas da vida: casou-se com meu pai aos 18 anos e aos 22 já teve uma filha (olha eu aí). Quando tinha 25 anos acabou se separando e, por isso, sentia uma responsabilidade extra em relação à carreira: tinha a obrigação de ser bem sucedida profissionalmente para me proporcionar uma boa qualidade de vida, não havia opção. Durante 20 anos, atuou na área de Recursos Humanos em diversas empresas até que, aos 40, iniciou sua jornada empreendedora com a abertura da Mentes & Meios, uma consultoria de RH.

Além de adquirir experiência com a gestão de seu próprio negócio, que por si só já trouxe grande desenvolvimento pessoal e profissional, a atuação como empreendedora abriu diversos caminhos que nunca imaginara anteriormente. Um deles foi tornar-se coach de carreira, auxiliando pessoas a encontrarem sua vocação e realização profissional, assim como ela o fez. Também se arriscou em algo novo com o lançamento do livro ‘Valor Feminino – Desperte a riqueza que há em você’ em 2010, que aborda finanças pessoais e planejamento financeiro para mulheres. Ela não era economista nem especialista no assunto, apenas transmitiu sua experiência como mulher que viveu na pele a necessidade de administrar sozinha as suas finanças.

Após o lançamento do ‘Valor Feminino’, mais precisamente no dia seguinte da noite de autógrafos, fomos ao hospital fazer uma biópsia em um tumor identificado naquela semana. Foi detectado câncer de mama, que resultou em uma metástase no cérebro meses depois. Acho que já me perdi na contagem oficial, mas em menos de três anos foram 7 tumores, 7 cirurgias, 38 sessões de radio, mais de 20 sessões de quimio e aproximadamente 8 bilhões de exames. Obviamente foi um período bem difícil, mas, ao invés de se recluir e ser vítima da situação, criou o blog ‘Vejo meus netos nascerem e crescerem’, no qual até hoje divide suas experiências com amigos, familiares e pessoas que passam por vivências semelhantes. E a vida continua...

Mesmo realizando tratamentos de saúde, ainda sem deixar de lado a consultoria e o coaching, promoveu seu livro com a realização de palestras, entrevistas, participou de eventos e debates, abrindo mais uma frente de atuação. Com a convivência neste meio, observou o expressivo crescimento e destaque do empreendedorismo feminino no Brasil, dando origem à ideia de escrever um livro sobre o assunto. Fui convidada para participar como co-autora e, um ano e meio depois, nasceu o ‘Elas Empreendedoras’.

Escrevendo sua história no papel, vejo que o espírito empreendedor esteve/está sempre presente. Ela aproveita ao máximo seus conhecimentos e experiências anteriores, tenta coisas inovadoras, sai de sua zona de conforto, transforma adversidades em oportunidades e procura inspirar as pessoas ao seu redor. Para minha querida mãe deixo um parabéns especial, além do desejo de boa sorte nos próximos capítulos de sua jornada empreendedora!

Bruna Villas Boas Diehl é formada em Comunicação Social pela ESPM-SP, pós-graduada em Administração Estratégica pela FIA-USP e atua na área de marketing de uma multinacional. Em 2012, lançou o livro Elas Empreendedoras, com ampla pesquisa sobre empreendedorismo feminino e 20 casos de empresárias brasileiras.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler conteúdo completo
Indicados para você