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Qual o impacto dos concorrentes nos resultados da sua empresa?

Atualmente o mercado está mais competitivo, portanto muito mais difícil para a empresa conquistar clientes e aumentar suas vendas. Quando existem muitas empresas oferecendo os mesmos produtos e serviços, o desafio para se destacar e vender mais, com um lucro maior, é muito grande.

Fonte da imagem: Reprodução

Com o mercado mais concorrido, eu tenho visto muitos empreendedores e empreendedoras da pequena e média empresa estabelecendo o seu preço baseado no preço dos concorrentes. O risco desta atitude é praticar um preço que não seja compatível com seu custo e levar a empresa a ter prejuízo. Ao colocar o preço um pouco menor que o do concorrente, este como retaliação diminui também seu preço, e se a sua competição é por preço, você não terá alternativa a não ser reduzir novamente seu preço. Com isso, cria-se um ciclo vicioso, e vão reduzindo os preços...reduzindo...reduzindo...até quando? Até quebrar? Este é o seu objetivo? O que fazer para se destacar num mercado competitivo?

A primeira opção é se diferenciar, por isso se fala tanto em inovação. Para se diferenciar, você precisa usar sua criatividade e encontrar novas soluções para atender melhor as necessidades dos seus clientes. Quando você tem um produto ou um serviço agregado ao seu produto, que seja diferente dos concorrentes, os clientes param de comparar os preços e passam a focar nos benefícios que você oferece para ele e estão até dispostos a pagar mais por isso. O Starbucks nos traz um bom exemplo disso agregando um ambiente disponível e acolhedor, as pessoas sabem que eles oferecem um espaço agradável, com Wi-Fi gratuito e que você pode usufruir pelo tempo que quiser sem ter a obrigação de consumir e para colocar uma "cereja neste bolo" vendem o famoso Frape de café que é irresistível!

Outra opção é se diferenciar no atendimento buscando fidelizar os seus clientes, dizem que custa muito menos manter um cliente do que conquistar um novo. Se você quer seguir por este caminho, a minha sugestão é que você olhe para cada cliente e se pergunte: "o que posso fazer para ele ou ela se tornarem nossos fãs?".  Você vai descobrir que muitas vezes são ações simples como um telefonema no dia do aniversário dele ou o envio de uma mensagem, quando chega uma mercadoria que tem a "cara" daquela cliente  que  faz com que se sintam pessoas especiais.

Se você está interessada em seguir esse caminho, eu indico que você acompanhe um dos mestres nesse tema o Edmour Saiani da Ponto de Referência, eu tive a oportunidade de entrevistá-lo e aprender muito sobre atendimento a cliente! (aqui)

Paola Tucunduva é empreendedora, com visão apurada para os negócios e uma história inspiradora: graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas; pós-graduada pelo CEAG – FGV em Finanças e Marketing; 20 anos de experiência em gestão do seu próprio negócio; apresentadora do programa Alma do Negócio, transmitido na Just TV e na Rádio Mundial FM 95.7; facilitadora do Empretec – Sebrae; professora da Fundação Dom Cabral (FDC);  sócia – diretora da Evolution Training e Rotovic Lavanderia; e presidente da ANEL (Associação Nacional das Lavanderias). Paola, também foi indicada e finalista de importantes prêmios, como Woman Business Award 2008 (ONU/UNCTAD) e o Prêmio Mulher de Negócio 2009 (SEBRAE).

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