[ editar artigo]

Planejar, organizar e crescer!

Planejar, organizar e crescer!

 

Fazer um planejamento anual é sempre importante para qualquer empreendimento. No entanto, em um momento de instabilidade econômica, no qual cada recurso tem que ser muito bem gasto e toda oportunidade precisa ser aproveitada, essa atividade se torna essencial.

Uma das principais causas da mortalidade das empresas no país é o planejamento deficiente. Sem ter tempo suficiente para planejar o negócio, os empreendedores não negociam adequadamente com fornecedores, não aperfeiçoam os produtos e serviços , não investem em capacitação e acabam fechando as portas. 

Para te apoiar na criação de um planejamento completo selecionamos 8 dicas preciosas que você deve seguir à risca para não falhar na missão! Confira:

1.Faça um balanço de 2019

Antes de criar o seu planejamento para 2020, tire um tempo para avaliar o que deu certo e o que deu errado em 2019. Esta é uma forma eficaz de descobrir se o seu mix de produtos e serviços está atendendo às necessidades do consumidor, se as suas campanhas foram capazes de alcançar ou não os resultados esperados e se a sua equipe tem produzido o volume adequado.

Com essas informações, será muito fácil definir o que pode ser repetido neste ano, levando em conta o que deu certo nos últimos meses e quais atitudes e estratégias você deve extinguir das suas próximas ações.

2.Realize um estudo de mercado

Faça um estudo para avaliar as novas tendências e também a sua concorrência.

3.Trace metas e objetivos

Sem metas para alcançar e objetivos bem traçados para cumprir será incapaz de torná-los realidade. E não basta ter tudo isso só na cabeça, não!

Pontue cada uma das metas que deve ser cumprida por dia, semana e mês e enumere quais os objetivos que devem ser atingidos no mesmo prazo. Com base nessas definições, você vai criar ações para alcançar um sucesso atrás do outro.

4.Revise sua estratégia empreendedora

Nenhum planejamento é estático, nem suas estratégias devem ser. Com as mudanças dos cenários externos, é natural que você reavalie o seu posicionamento e analise se as suas crenças e atitudes atuais vão trazer os resultados que precisa, ou se vale a pena mudá-los.

Isso vale, inclusive, para sua missão, visão e valores, bem como o propósito da marca e a forma pela qual você quer que o público enxergue o seu negócio e se comunique com ele. Não tenha medo da mudança!

5.Defina as estratégias operacionais

De tempos em tempos, também é importante rever sua dinâmica operacional e confirmar se ela ainda é adequada. Estude o seu quadro de parceiros, funcionários e a divisão de tarefas entre cada um para verificar se o fluxo de trabalho está se desenvolvendo da melhor forma possível.

Repare se os processos fazem sentido e otimizam ao máximo a produção, perceba se os equipamentos e insumos continuam sendo suficientes e necessários no dia a dia da empresa e até se a operação logística ainda é a melhor possível.

6.Estruture sua equipe

Mesmo que você seja a EUquipe, estruture-se: De nada adianta criar um planejamento incrível, se você não capacitar -se  e instruir sua equipe ( caso tenha uma) de forma que possa caminhar para realizar os objetivos. 

Avalie seus funcionários, prestadores de serviços, parceiros, fornecedores, terceirizados, gerência e você mesmo. Uma autoanálise também é bem importante!

7.Determine um orçamento anual

Você já sabe aonde quer chegar e o que precisa para isso, então é uma boa hora para se perguntar quanto isso vai custar!

Coloque na ponta do lápis os recursos, folha de pagamento, insumos e outros gastos que serão necessários para cumprir suas ações com maestria. Se possível, deixe uma reserva para possíveis imprevistos e gastos extras.

8.Estabeleça prazos

Saber que você tem metas e objetivos não é suficiente, é necessário se programar para cumprir as etapas dentro de um prazo. Assim, a execução de cada tarefa não atrasa e você e sua equipe podem se sentir compelidos a dar o máximo e não deixar nada para depois!

Por fim, FAÇA ACONTECER!

                                       

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler conteúdo completo
Indicados para você