[ editar artigo]

Pequenas e médias empresas percebem a importância de unir forças para conquistar clientes

O Marketing fornece diversas ferramentas para empresas atingirem seus objetivos, mas é importante observar que nem sempre é necessário investir fortunas para alcança-los.  Uma das formas mais poderosas de fortalecer seu negócio e conquistar clientes é fechar PARCERIAS ESTRATÉGICAS.

Fonte da imagem: Empreendedorismo Rosa

As parcerias podem trazer excelentes resultados, mas é preciso ter persistência, foco e paciência para que eles apareçam. Parcerias não são feitas do dia para a noite e, principalmente, não trazem respostas imediatas. Se prepare para retorno a médio e longo prazo.

Antes de começar a pesquisar futuros parceiros é indicado criar uma proposta de parceria. A proposta deve ser bem elaborada e de fácil entendimento. Siga alguns passos:

  • Defina o tema central da proposta: mostre a razão da parceria (pode ser uma parceria com duração de 12 meses, um único evento, para uma campanha sazonal, etc).
  • Fale da empresa: com clareza e objetividade, valorizando os produtos/serviços e a equipe. Utilize todas as informações importantes para valorizar sua empresa.
  • Público-Alvo: forneça um perfil do seu público-alvo. Perfil social, econômico e cultural. Essa parte é muito importante para o futuro parceiro. É importante ressaltar que o parceiro deve atender o mesmo público-alvo. Se você atende um público classe C não pode fechar parceria com uma loja classe A.
  • Vantagens da parceria: mostre ao futuro parceiro as vantagens da parceria. Ex: credibilidade, imagem socialmente responsável, exposição da marca, etc.
  • Ações estratégicas: explique, detalhadamente, como serão realizadas as ações da parceria.
  • Contatos: é muito importante deixar todos os contatos (endereço, telefone, site e e-mail).
  • Depois do projeto pronto, selecione os pontos mais importantes e desenvolva uma apresentação em Power Point.
  • A aparência da sua apresentação é muito importante. Capriche na identidade visual. Utilize cores leves, deixando sua apresentação atraente aos olhos do futuro parceiro.
  • Faça uma impressão da proposta, grave em CD, tenha no seu pen drive e e-mail. Desta forma, sempre que precisar entregá-la a um futuro parceiro não correrá riscos se o computador pifar. Enfim, elimine todas as possíveis falhas na entrega da proposta de parceria.
  • Na hora de procurar futuros parceiros, pesquise sobre os serviços oferecidos, o público-alvo, a cultura da empresa e se possui projetos interessantes.
  • Um sorriso rosa para você!

    Nísia Teles é empreendedora, sócia-fundadora e diretora de marketing do Empreendedorismo Rosa.

    Empreendedorismo Rosa
    Empreendedorismo Rosa
    Empreendedorismo Rosa Seguir

    Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

    Ler conteúdo completo
    Indicados para você