[ editar artigo]

O sucesso não está garantido: Prepare-se!

Por Ana Valéria Wilges

Estes dias enquanto lia um post sobre CARREIRA me chamou atenção a frase:" A única certeza é que o seu sucesso não está garantido."

Forte de ler, como empreendedores que somos, né? Não! Simplesmente é a realidade, enquanto quase metade das empresas no Brasil fecham as portas em até 3 anos, segundo o IBGE. É claro que ninguém abre um negócio pensando na possibilidade de não dar certo.

Acredito muito na importância de termos garra, determinação, criatividade e pensamento positivo. E acredito mais ainda no planejamento, no foco e na ação. Como dono do seu negócio você obrigatoriamente precisa pensar no todo e ao mesmo tempo no detalhe. Você precisa planejar e entrar em ação. Ser criativo e organizado.

Fonte da imagem: Corbis

Agora, que tal montar uma apresentação de chorar de tão linda, conteúdo arrasador e na hora de apresentar sua marca ao cliente travar de um jeito que ninguém, muito menos você mesmo, te tira dali? Pois é, e você continua ali. Pior, o cliente também. E para representar a sua empresa ninguém melhor do que você, não é mesmo? E aí você se perrgunta:" Puxa, e agora? Quando ensaiei em casa estava tudo perfeito, só travei na frente do cliente." Só isso?

Pois é, talvez você não tenha outra oportunidade de mostrar o seu trabalho para este mesmo cliente, mas, que tal avaliar o que você pode levar de bom disso?

1.Valeu como experiência. Ok, daí você diz: Como assim? Uma experiência horrível assim só vale para me travar mais ainda. Agora pensa que na próxima apresentação pior do que foi esta não tem como ser. Então, relaxa e vai.

2. Continue treinando, treinando e treinando. Só assim você vai conseguir dominar a apresentação. Pode até fazer mil cursos de dicção, teatro e ler sobre o assunto, mas, nada vale mais do que encarar a plateia, gaguejar, perder o ar e tremer as perninhas para dar o seu recado até se sentir seguro.

3. Prepare-se para a apresentação. Não é porque você domina o assunto que não precisa se preparar. Seja humilde e persistente. Já vi muita gente dominar o assunto e travar na hora da apresentação por desmerecer a necessidade de se preparar. E muita gente inexperiente dar um show por se preparar.

Aproveite ao máximo cada situação desafiadora que o seu negócio colocar à sua frente. Não fuja das oportunidades de aprendizado. Encare tudo com determinação, coragem e se desafie a ser um pouquinho melhor cada dia. Seu maior concorrente será sempre você mesmo. Encare seu espelho, assuma os desafios e assim suas chances de crescer com eles certamente será muito maior do que se entregar aos medos e auto-boicotes.

O sucesso pode não estar garantido, mas, está muito mais perto de quem persiste, encara e acredita no que faz.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler conteúdo completo
Indicados para você