[ editar artigo]

O silêncio dos bons também é crime

Por Lênia Luz

Passei o feriado pensando em me manifestar sobre o crime de estupro cometido por 33 homens contra uma jovem de 16 anos, no Rio de Janeiro. Ao ler a notícia uma mistura de dor, nojo, indignação tomou conta de mim, e ainda tentando digerir tal atrocidade foi que vi a postagem na timeline de meu filho.

Daniel, tenho muito orgulho de ser sua mãe e ver o homem de fato, e não de boato, que se tornou. Compartilho o post na íntegra:

""Cultura do estupro": essas 3 palavras jamais deveriam estar juntas.

Todo homem que existe no mundo teve culpa nessa história e tem culpa em todo o crime que acontece contra a mulher. Toda vez que um de nós escuta um comentário pejorativo, desrespeitoso ou infeliz feito por outro homem e não deixa claro que foi um comentário desprezível, contribuímos com essa coisa ridícula que é desrespeitar uma mulher.

Não são o sexo frágil, sabem se defender sem dúvida alguma, mas estão numa guerra contra todos os homens do mundo, porque mesmo estando do lado delas, apunhalamos cada uma no momento que permitimos qualquer comentário ou ação contra a mulher. Como podem 30 homens, que obviamente vieram da barriga de uma mulher, maltratar uma pessoa incapaz de se defender, sem ter nojo da própria atitude? Porra, eu espero que a vida tome conta de cada um que teve a coragem de buscar motivos, justificativas ou explicações para os estupros que aquela menina sofreu. Não são "doentes", não justifique a maldade que algumas pessoas possuem, por mais doloroso que seja admitir que existem seres humanos tão cruéis no mundo.

Odeio ouvir "a forma como você trata as mulheres é admirável", não é, é obrigatória, não se parabeniza um peixe porque ele está nadando, não me elogie por te respeitar. Você merece mais do que isso, merece não ter medo de andar na rua a noite, merece não ter medo de um homem estar te enganando com seu papo ao invés de acreditar que ele realmente quer sua felicidade e tem coração bom. Eu peço desculpas por todas as vezes que deixei alguém faltar o respeito com alguma mulher, não pretendo mais me calar por medo de resposta, agressão ou até mesmo "perder uma amizade".

Prometo honrar a educação que recebi, honrar minha mãe, minhas irmãs e amigas, não importa o custo, porque eu me sinto culpado. Eu posso não ter a capacidade de curar o mundo e transformar toda mente cruel em boa, mas eu posso ao menos tentar. É tanto nojo e ódio que fica difícil expor, mas prefiro escrever algo sincero e bagunçado, do que me calar e deixar vocês acreditarem que todo homem é um agressor em potencial." Daniel NP

Fonte da Imagem: Empreendedorismo Rosa Fonte da Imagem: Empreendedorismo Rosa

 

Mulheres, que façamos deste ato absurdo e desumano um motivo a mais para nos unirmos em prol do cuidar umas das outras, não importando qual seja a nossa história de vida.

Homens, que vocês estejam conosco, se posicionando com respeito, empatia, cuidado e com isso mostrando que nem todos os homens são um agressor em potencial.

Que estejamos unidos em uma só voz:#bastadeviolencia‬ ‪‪#‎elasporelas #elesporelas ‪#‎QueroUmDiaSemEstupro‬ #Osilenciodosbonstambémécrime

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler conteúdo completo
Indicados para você