[ editar artigo]

O desafio da inovação

É sempre valioso conhecer histórias de diferentes empreendedores e o caminho que traçaram para o sucesso. Uns empreendem aos 20, outros aos 50; uns fazem um plano de negócio, outros seguem a intuição; uns buscam flexibilidade e qualidade de vida, outros querem conquistar o mundo. Independentemente das escolhas e motivações, sempre há o que aprender com exemplos reais de quem já enfrentou o desafio de gerir sua própria empresa.

Fonte da imagem: Pinterest

Em um dos eventos sobre empreendedorismo que tive a oportunidade de participar, três empresárias deram depoimentos contando suas trajetórias. Uma pessoa da plateia perguntou qual a maior dificuldade que haviam enfrentado e, apesar de suas empresas serem de segmentos completamente diferentes, as respostas foram semelhantes.

Como foram pioneiras em suas áreas de atuação, com a introdução de um novo produto no mercado ou modelo diferenciado de negócio, apontaram que o maior desafio foi justamente atuar em algo completamente novo. Sofreram muita resistência das pessoas de fora, que tentavam enquadrar o negócio em uma “forma”, um conceito já existente, quando a intenção era propor algo diferente. “É solitário criar um novo modelo de negócio”, comentou uma delas, “Você trabalha todo dia em algo em que as pessoas não acreditam”. Pelo menos não acreditavam, podemos dizer, uma vez que deu certo, e muito!

Hoje elas reconhecem que a inovação da abordagem de suas empresas, que inicialmente foi o maior obstáculo, acabou sendo seu grande trunfo. Por isso, viraram cases de sucesso e são reconhecidas pela criatividade. Realmente é preciso ter muita força de vontade para acreditar, quando ninguém mais acredita, além da confiança de que está fazendo algo relevante. Não há dúvidas de que esses projetos são os que geram os melhores frutos!

Bruna Villas Boas Diehl é formada em Comunicação Social pela ESPM-SP, pós-graduada em Administração Estratégica pela FIA-USP e atua na área de marketing de uma multinacional. Em 2012, lançou o livro Elas Empreendedoras, com ampla pesquisa sobre empreendedorismo feminino e 20 casos de empresárias brasileiras.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler conteúdo completo
Indicados para você