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Networking Genuíno

Networking Genuíno

     Networking é uma palavra em inglês que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou alguém. Ao estabelecer essa rede de contatos se criará um apoio para compartilhamento de informações e serviços e informações sobre um interesse em comum.

      Assim, teoricamente, é fácil fazer networking e em todos momentos vemos a proposta ser lançada! Vendem-se cursos e encontros com a proposta de networking, coachs recomendam a prática, o próprio ser humano busca essa rede de apoio sem perceber! Inclusive, em outro momento já tratei sobre rede de apoio (clique aqui)!

     Mas todo networking (rede de contatos) é útil para o meu negócio? Depende de como você mantém e se relaciona com sua rede.

     Podemos analisar nossa rede de contatos como um sistema que se retroalimenta. Seja com trocas diretas de trabalho, com a troca de conhecimentos ou de indicações de profissionais. Se você mantém a sua rede ativa, com a troca constante haverá grande vantagem, mas se você mantém a rede estática, lembrando da existência apenas quando precisa de algo, então não haverá utilidade na rede.

    A troca de conhecimento é um dos itens mais enriquecedores da rede, na opinião de quem escreve! É possível aguçar curiosidades e alimentar os conhecimentos prévios para aprimorar e estimular a criatividade! É uma excelente fonte para criar repertórios novos. 

     Mas a troca deve ser genuína, você deve estar disposto a compor essa rede e não apenas de se aproveitar dela!

     Veja a importância da rede: você já ouviu falar da teoria dos 6 graus de separação? A teoria dos 6 graus de separação foi desenvolvida pelo psicólogo Stanley Milgram, a partir de um estudo científico, e alega que são necessários no máximo seis laços de amizade para que duas pessoas quaisquer estejam ligadas!

 

      Entre você e seu ídolo são apenas 6 laços de amizade, logo, procurando bem certinho você pode realizar alguns sonhos hein!

 

     Se alinharmos a ideia de network e a teoria dos 6 graus de separação vemos que o mundo que queremos depende de nossa rede de contato! Simples assim. Bom, Ok! Não tão simples, porque são redes de relacionamento milhares de vezes integradas que formam o mundo, mas se pensarmos de forma local (para atingir o global) teremos uma rede mais alinhada para a mudança que queremos para o mundo e nossos negócios (clique aqui).

 

                 E como realizar um network genuíno?

 

O primeiro passo é querer ter uma rede de contatos e trocas genuínas, ter um monte de cartões de visitas na gaveta não adianta de absolutamente nada para networking! Conviva com a sua rede e busque inspiração nessas pessoas, é uma oportunidade única de saberes e aprendizados (bons e ruins!), que geralmente faz crescer o potencial criativo. E sempre que estiver com alguém, pratique a oitiva ativa, ouça mais do que fale, se entregue àquele momento e terá mais informações para compartilhar!

     Nessa convivência com a rede, tenha um pitch sobre sua atividade e empresa, gerando interesse na manutenção da conversa! Aproveite o contato para gerar interesse sobre você e seus negócios, e isso você tem que conseguir nos primeiros minutos de conversa, senão alguém mais interessante pode usar seu espaço de melhor forma.

 

Faça a comunicação clara das suas atividades! Se você costuma publicar nas mídias sociais os eventos que participa e as atividades que tem exercido, usando as hashtags adequadas, é provável que, quando alguma pessoa da sua rede de contatos precisar de serviços relacionados ao que você oferece, ou quiser indicar alguém para uma oportunidade, lembrará de você.

     

E use as mídias adequadas! E quem dirá qual a mídia adequada é seu próprio público, não existe uma regra rígida! Se tiver um site, melhor ainda, mas cuidado. Se demorar muito para carregar, não for responsivo, ou indicar como contato aquele seu e-mail engraçadinho (florzinha78@hotmail.com), a impressão desse networking pode não ser legal!

     Tenha conteúdo relevante em sua comunicação! Escreva para blogs ou sites, compartilhe conhecimento para que esteja sempre visível à rede e àqueles que eles te indicarem! Quantas vezes já indicamos um texto, livro, artigo ou algo do gênero a um amigo durante uma conversa?

     Mas cuidado, não seja extremamente invasivo! Escrever conteúdo maravilhoso e lotar a caixa de entrada, todo dia, com mensagens pode ser mau visto e considerado spam!

 

O #NetworkingGenuíno é relativamente fácil de cultivar desde que você tenha interesse e essas dicas podem ajudar que você seja mais objetivo na construção dessa rede. Boa sorte!



 

NOTAS

  1. PITCH é uma apresentação rápida, em poucas palavras, de um produto ou um negócio, com a intenção de vender e/ou apresentar a ideia para outras pessoas.

 

Empreendedorismo Rosa
Elaine Pedroso
Elaine Pedroso Seguir

Advogada por formação, estrategista por paixão :) Após mais de 15 anos na advocacia corporativa, com larga atuação em empresas de médio porte, hoje atuo na OUTLIERS Consultoria Colab cuidando de empresas e seus planejamentos estratégicos.

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