[ editar artigo]

NESsT lança relatório em comemoração aos 6 meses de realização do Fórum Mundial de Negócios Sociais 2012

Em comemoração aos 6 meses da realização do Fórum Mundial de Negócios Sociais 2012 (SEWF2012), a NESsT lançou em seu website o relatório Social Enterprise in Brazil, sintetizando cinco sessões da sala temática “Negócios Sociais no Brasil”. O documento, produzido pela NESsT em parceria com o Projeto Brasil27 e patrocinado pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), tem o objetivo de compartilhar algumas das ricas discussões e debates que surgiram durante o evento.

Fonte da imagem: Assessoria do evento

“Um dos fatores mais interessantes do SEWF2012 é que foi possível abordar diferentes aspectos e trazê-los para a realidade brasileira. Passamos por um grande momento de transformação e os negócios sociais podem e devem participar dessa mudança, melhorando a vida da sociedade como um todo”, afirma Renata Truzzi, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da NESsT Brasil.

Entre os principais temas debatidos, é possível destacar o papel dos negócios sociais em grandes eventos esportivos, na região da Amazônia e na renovação urbana, além do desenvolvimento de políticas públicas e associações de membros e coalizões de defesa para o avanço dos interesses desses empreendimentos.

Um dos pontos mais importantes discutidos durante o evento diz respeito à necessidade da criação de uma legislação favorável para o setor de negócios sociais. Apesar de todos os benefícios que esse modelo de empreendimento podem trazer, no país, o seu desenvolvimento ainda é pouco influenciado por incentivos fiscais e mecanismos que incentivem a contratação dos mesmos por órgãos públicos e empresas privadas. Outro problema enfrentado é a não existência de uma forma jurídica que enquadre completamente o modelo. Exemplos de outros países podem e devem servir como inspiração para o desenvolvimento no Brasil, mas sempre com as adaptações e modificações necessárias para o cotidiano e a realidade brasileira.

Fundamental também é reconhecer o papel de negócios sociais no processo de renovação urbana e em grandes eventos esportivos. No primeiro, casos como o do Porto Maravilha, que incorpora práticas como o engajamento de comunidades locais, foco na melhoria de longo prazo, entre outras, e o da UPP Social, que, apoiado pelo SEBRAE, identifica negócios locais que necessitem de apoio técnico e de gestão e os capacita, são exemplos a serem difundidos em outras regiões.

“Legado e valor social devem ser considerados em cada decisão que tomamos. Não apenas quando se trata de eventos esportivos, mas especialmente nesses casos, o gasto de cada centavo do dinheiro de impostos deve buscar maximizar o valor da contribuição que se pode oferecer à nossa sociedade, à comunidade local e meio ambiente”, defendeu Peter Holbrook, CEO da Social Enterprise UK.

A Amazônia brasileira apresenta também um modelo interessante a ser utilizado, onde, através de modelos de negócios sociais adaptados às realidades locais, oferece oportunidades de geração de renda e desenvolvimento e melhoria na condição de vida das comunidades.

Na sala temática, foram apresentadas também diferentes modelos de atuação de associações de membros para negócios sociais como o B-Corp, a Aspen Network of Development Entrepreneurs (ANDE) e a Social Enterprise Alliance. As duas primeiras, focam nos atores que trabalham na construção de um ambiente favorável, enquanto a última oferece aos seus membros uma série de serviços de suporte.

O relatório Social Enterprise in Brazil pode ser encontrado diretamente no site da NESsT, assim como diversas outras publicações gratuitas que fomentam o desenvolvimento do setor de negócios sociais no Brasil, sendo essa uma das atividades-chave da NESsT. No local, é possível encontrar também outro documento oriundo do evento, o relatório SEWF2012, abordando os principais pontos de todo o fórum.

O SEWF2012 – Fórum Mundial de Negócios Sociais 2012, aconteceu em outubro de 2012, no Rio de Janeiro e teve a NESsT como anfitriã da edição. O evento contou com um total de 851 delegados, 33 países representados, 235 palestrantes, 63 sessões, 10 salas temáticas paralelas e 30 patrocinadores ao longo de seus três dias de agenda. A próxima edição do fórum, o SEWF2013, acontecerá em Calgary, no Canadá, entre os dias 2 e 4 de outubro de 2013, e focará em três elementos chave: colaboração, o poder das grandes ideias e abordagem sistêmica à mudança.

Sobre a NESsT

NESsT é uma organização internacional e pioneira no desenvolvimento de negócios sociais desde 1997 e no Brasil desde 2007. Celebrando seu 16º aniversário este ano, a NESsT já treinou 3.800 organizações em mais de 48 países ao redor do mundo sobre os princípios e ferramentas de autofinanciamento. Além de sua consultoria global, a NESsT trabalha com um portfólio de negócios sociais em dez países de mercado emergentes, proporcionando capacitação sob medida e de longo prazo e apoio financeiro, tendo investido mais de US$ 8 milhões para criar 120 empresas sociais.

Fonte: Assessoria de imprensa

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler conteúdo completo
Indicados para você