[ editar artigo]

Mulheres são maioria na advocacia em 10 Estados

Mulheres são maioria na advocacia em 10 Estados

Proporção de homens e mulheres inscritos na advocacia de todo o Brasil está bem equilibrada.

Pesquisa

Um estudo feito pela pesquisadora Patrícia Tuma Martins Berto constatou que houve uma "feminização da advocacia" a partir dos anos 1980. No entanto, as mulheres ainda ocupam a base da carreira, poucas conseguem chegar ao posto de sócia. "Há, assim, um teto de vidro que impede a maior parte delas de ascender à condição de sócia", disse a pesquisadora.

O estudo mostrou que as advogadas se sentem culpadas diante das tantas cobranças (e autocobranças) que recaem sobre elas, e muitas abdicam de avançar profissionalmente. "Outras tantas abandonam o escritório, preferindo trabalhar em departamentos jurídicos de empresas, onde há uma jornada de trabalho delimitada, possibilitando melhor conciliação entre demandas familiares e profissionais", concluiu.

Quando as mulheres conseguem transpor o teto de vidro, a pesquisadora afirmou que há muitas advogadas que assimilam e reproduzem o discurso da meritocracia, esquecendo as dificuldades encontradas durante a trajetória, de modo que isso não se traduz em aprendizado para as demais mulheres.

"Ao contrário, tal comportamento impede que outras mulheres se beneficiem da sua experiência e as aproxima das trajetórias masculinas de carreira, fazendo com que, embora já exista um número até certo ponto considerável de advogadas no topo de alguns escritórios, ainda não haja a massa crítica necessária para salvaguardar espaço para as mulheres."

E você, colega advogada, quer mudar este cenário? Venha comigo, temos curso e mentoria para advogadas: Faça sua inscrição:

*18.03 - "Primeiros passos do empreender para advogadas" com a advogada Andressa Ramos - ONLINE -9h as 12h: https://www.sympla.com.br/cursos-online-primeiros-passos-do-empreender-para-advogadas__781231

 

Empreendedorismo Rosa
Andressa Ramos dos Santos
Andressa Ramos dos Santos Seguir

Advogada com MBA em Direito dos Contratos. Especialista em Direito Imobiliário e Processo Civil. Mentora na empresa Empreendedorismo Rosa. Avaliadora técnica da ONU, Prêmio WEPs/Brasil 2019.

Ler conteúdo completo
Indicados para você