[ editar artigo]

Mulheres fazendo a diferença no Mundo das Franquias

*Por Lênia Luz

Numa entrevista cedida a mim, 4 empresárias contam sobre suas experiências como franqueadas e franqueadora.

Elas comandam equipes, tomam decisões e arriscam calculadamente. São investidoras, empresárias, franqueadas e franqueadoras.

A empresária, Fernanda Rachas, 36 anos, sócia proprietária de uma empresa no setor industrial que faz tratamento de superfícies há 15 anos. Entrou no MUNDO DAS FRANQUIAS há 5 meses, como franqueada e sócia de seu marido, em 2 lojas do São Paulo Mania. Ela nos conta que no início de 2011, resolveram iniciar um novo negócio e como já estavam no setor da indústria e da construção, pensaram em algum negócio que já tivesse um formato “semi-pronto”, para não iniciarem do ZERO, optarão então por comprar uma franquia. Após pesquisar alguns tipos de franquias em feiras, guias, revistas e associações da classe, o crescimento do setor esportivo, a inovação do negócio na especialização em um time e a “paixão” pelo SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE, os levou a optarem por esta franquia.

No sul do país encontramos a empresária Elaine Cristina Schopping Imbiriba, 36 anos, proprietária da Rede de Franquias Vida Leve , empresa com 7 anos no mercado que comercializa comidas e dietas congeladas . Elaine nos conta que resolveu franquear a sua empresa por conta de uma amiga da família querer muito ter uma loja em outra cidade e também por ocorrerem inúmeras pessoas interessadas no modelo de negócio que ela oferecia ao mercado. Para que este projeto se concretizasse ela procurou uma consultoria especializada, no caso a Aurelio Luz& Associados, para que preparasse todo o projeto de formatação. Elaine viu como vantagem de franquear a possibilidade de estar em diversos locais (cidades) oferecendo um serviço diferenciado em reeducação alimentar aliada a tendência humana que vem buscando melhorar sua qualidade de vida através da alimentação. Hoje ela possui 2 lojas própria na cidade de Curitiba , onde também funciona sua unidade fabril e 2 franquias vendidas, uma na cidade de Maringá e outra na cidade de Londrina.

Natália Corte Cremonini, 38 anos, psicóloga , há 4 anos é franqueada da Rede de Microfranquias Tutores Reforço Escolar . Um dos motivos que a levou a buscar uma franquia foi o desejo de não querer mais ser funcionária. A partir daí buscou conhecimento sobre o segmento e em uma feira conheceu a franqueadora. Depois de uma profunda análise se viu segura para a primeira franquia. Com a melhora no desenvolvimento da gestão do negócio ela adquiriu mais 3 franquias . Natalia afirma que para que o negócio dê certo se faz necessário doar-se de corpo e alma e buscar aprimorar-se no que você não tem habilidade dentro do processo de gestão.

Na cidade de Varginha, encontramos a franqueada da Cabine Divertida, Rachel Abreu Ribeiro, 27 anos e há 4 meses atuando no Mundo das Franquias. Como fator decisivo para a compra da franquia foram os quesitos novidade e exclusividade na região do Sul de Minas. Hoje dentre as vantagens que ela vê neste modelo de negócio é o suporte que ela recebe da franqueadora, toda a assistência técnica, treinamento e suporte durante os eventos. Além disso, uma marca conhecida e de fácil divulgação favorecem a ampliação do seu empreendimento.

Empreendedoras e portanto mulheres de negócios, mais sensíveis, com comunicação mais clara e objetiva e com uma capacidade de realizar multitarefas.

Ao optarem pelo setor de franquias, buscam identificar-se com o empreendimento. Pesquisam, planejam e finalmente decidem. E assim obtêm resultados positivos.

A história de cada mulher presente neste post fala de perseverança, empreendedorismo e identificação com seu negócio. Com elas  fica a palavra de incentivo a você que nos lê e a quem desejamos Sucesso em tudo o que fizer.

Fernanda  Rachas  - Franquia São Paulo Mania

“ Na vida as coisas, às vezes, andam muito devagar. Mas é importante não parar. Mesmo um pequeno avanço na direção certa já é um progresso, e qualquer um pode fazer um pequeno progresso. Se você não conseguir fazer uma coisa grandiosa hoje, faça alguma coisa pequena. Pequenos riachos acabam convertendo-se em grandes rios. Continue andando e fazendo. O que parecia fora de alcance esta manhã vai parecer um pouco mais próximo amanhã ao anoitecer se você continuar movendo-se para frente. Se você pára completamente é muito mais difícil começar tudo de novo. Então continue andando e fazendo. Não desperdice a base que você já construiu. Vá rápido quando puder. Vá devagar quando for obrigado. Mas, seja lá o que for, continue. O importante é não parar!!! " (Autor desconhecido)

Elaine Schopping Imbiriba - Rede de Franquias Vida Leve

" Sonha que se sonha sozinho é só SONHO, sonho que se sonha a dois ou mais se torna REALIDADE... Assim batalhe pelo seu SONHO, seu ideal todo dia e nunca deixe que nada tire seu otimismo sua certeza que vai dar certo. Você será invencícel para atingir o SUCESSO."

Natália Cremonini - Microfranquia Tutores

" Não se permita desanimar nas dificuldades, aproveite para refletir e crescer.  Insista, persista e colha os frutos depois. Eu faria tudo de novo e tudo do mesmo jeito. Ame o seu negócio!! "

Rachel Abreu Ribeiro - Franquia Cabine Divertida

" Dizem que sou uma pessoa de sorte,mas nada acontece por acaso. Quanto mais eu trabalho, mais sorte eu tenho. "

Lênia Luz Nogueira - Sócia Diretora da Aurelio Luz Franchising & Varejo

" Atuar diretamente com mulheres que buscam crescer e solidificar os seu empreeendimentos através do  modelo de franquias, tem sido um grande aprendizado e também um grande privilégio. Com a formatação de uma rede ou a  comercializaçao  de uma franquia, auxilio na construção de sonhos e vejo eles se concretizarem. Meu desafio como Mulher e Empresária é Pensar Grande e Agir Grande. "

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler conteúdo completo
Indicados para você