[ editar artigo]

Mulheres empreendedoras, e lindas, por favor!

Vocês já ouviram falar em Capital Erótico? Não? Sim? Ok, antes de começar o meu artigo irei explicar um pouco sobre o conceito (criticado por uns, adorado por outros) que a socióloga inglesa, Catherine Hakim, vem divulgando em todo o mundo. No livro “O poder do capital erótico”, a autora argumenta de que maneira a elegância de uma mulher ou o sorriso podem ajudar — e muito — na trajetória de uma carreira bem-sucedida.

O conjunto de atributos pessoais como charme, boa aparência, estilo e carisma, é o que podemos chamar de “capital erótico”.

Fonte das imagens: Divulgação

Num mundo em que ativos como capital econômico (o dinheiro manda), capital humano (o que você sabe) e capital social (quem você conhece) nunca foram tão valorizados e disseminados, o capital erótico pode ser uma arma poderosa. Tomemos como exemplo a última eleição presidencial. A presidente Dilma Rousseff mudou, para melhor, sua aparência. Fez diversos tratamentos estéticos, modernizou o seu guarda-roupa, entre outras coisas.

Agora quero trazer um pouco de tudo isso para o nosso universo empreendedor. Claro que é uma opinião minha, bem pessoal, e que espero ser útil para algumas de vocês.

Acredito que a competência técnica é MUITO importante no mundo dos negócios. É interessante ressaltar, no entanto, outros pontos tão importantes quanto e que, de certa forma, são até mais tangíveis e visualmente atraentes que a competência técnica.

Inteligência, dinamismo, flexibilidade, atitude, confiança... tudo isso somado a beleza, simpatia e estilo, leva SIM a mulher para lugares e posições importantes.

Minhas queridas leitoras, sejam lindas, por favor! Não esqueçam que as pessoas são VISUAIS!

Ter experiência, ser educada, conhecer sua área de atuação, isso tudo é importante e necessário. Mas só isso, não basta!

A mulher empreendedora precisa se cuidar e conquistar o mundo através da sua imagem também:

1.    Jamais saia de casa sem maquiagem;
2.    Faça um esporte, exercite-se;
3.    Escolha roupas que valorizem você, cuidado com a vulgaridade;
4.    Transborde atitude e estilo. Use e abuse de acessórios que expressem algo sobre você;
5.    Cuide da sua pele, nada de pele oleosa ou ressecada;
6.    Faça as unhas, elas também falam muito sobre você;
7.    Use um perfume especial, deixe sua marca sensorial;
8.    Aprenda a valorizar sua imagem participando de cursos de maquiagem, etiqueta profissional, linguagem corporal, entre outros.

Portanto, não tenha medo de ser bonita, isso não é pecado.  Não estou falando de padrões de beleza tidos como o ideal pela sociedade. Beleza é muito mais que isso. Toda mulher pode ser linda, só precisa saber valorizar seus pontos fortes.

Beleza é algo que faz, sim, a diferença no mundo dos negócios... e abre portas!

Um sorriso rosa para você!

Nísia Teles é empreendedora, sócia-fundadora e diretora de marketing do Empreendedorismo Rosa.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler conteúdo completo
Indicados para você