[ editar artigo]

Mudança de rumos

Escuto constantemente de várias pessoas dizeres como: "Não consigo lhe acompanhar, você está sempre cheia de novidades" , “Você é maluca!". Entendo que pensem assim, afinal sou totalmente adepta a mudanças, tanto as que vêm naturalmente em nossas vidas, mas principalmente aquelas em que eu me permito e desejo que se realizem. As principais mudanças, que originaram tais comentários, foram decorrentes do fato de ter assumido a gestão de 3 empreendimentos dentro do meu primeiro ano como uma empreendedora de fato.

Fonte da imagem: julianaemer

Iniciei minha vida empreendedora investindo no ramo de microfranquias, o que parecia ser um caminho mais simples para quem estava apenas começando. Passados dez meses de operações na franquia, tive a oportunidade, em um curso intensivo de formação empreendedora, de estruturar e operacionalizar uma ideia que até então estava apenas na cabeça. No final do curso, percebi o grande potencial do negócio e também que seria sim possível assumi-lo. Entre outros motivos, acredito que o meu networking fez o segundo empreendimento tomar corpo muito mais rápido mesmo sendo uma proposta inovadora no mercado.  Quando pensei que já havia aceitado desafios suficientes para um único momento, surgiu a oportunidade de adquirir e assumir a gestão de um novo empreendimento. Pensei duas vezes e entendi que se tratava de mais uma oportunidade que não poderia ser perdida.

Conseguir conciliar três empreendimentos requer muita vontade, dedicação, organização e sobretudo paixão. Claro que alguns fatores favoreceram esse cenário, e como sempre "pessoas" foram a grande chave para essa minha realização. O que me levou a ter condições de assumir tais responsabilidades foi entender que errar faz parte da vida, principalmente da vida empreendedora onde os riscos, por menores que sejam sempre existem.

Penso muito em como é possível me realizar fazendo coisas tão distintas. A resposta que encontro é que todas essas decisões e mudanças são apenas os passos para chegar aonde meu coração deseja. Por isso, acredito que quando sabemos onde queremos chegar e o que nos move de verdade, conseguimos dar a devida dimensão para cada desafio e cada realização.

Ao contrário do que parece, não foram as grandes mudanças que me trouxeram até aqui. Foi a soma das pequenas mudanças que eu me permiti fazer nos meus relacionamentos, nas minhas rotinas, nas minhas ideias... Nem sempre acertamos, mas tudo se torna experiência e nos prepara para o próximo passo. Eu jamais consegui conviver pensando como seria "se" eu fizesse algo. Quando tenho um desejo, trato logo de tentar realizá-lo. Toda escolha sempre implicará em uma renúncia, não podemos fugir disso, o importante é saber exatamente pelo que estamos pagando determinado preço. Não faz sentido sentir culpa por uma escolha errada, lembre-se que se você não fizer suas escolhas, a vida fará por você.

Thamires Freitas de Almeida é Bacharel em Ciências Contábeis, ex-auditora contábil de uma multinacional, proprietária e administradora da empresa STOT do Brasil, detém uma franquia da Multicanalidade ligada a holding SMZTO Participações. Conselheira do Conselho da Mulher Executiva – CME e do Conselho de Jovens Empresários – CJE da Associação Comercial do Paraná – ACP. Sócia fundadora do Interact Clube Cachoeirinha – RS, grupo de jovens ligado ao Rotary Clube, atuou por 3 anos sendo presidente na gestão 2008/2009.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler conteúdo completo
Indicados para você