[ editar artigo]

Minha história - Nathalia Scherer

Você já parou para pensar quantas vezes na vida deixou de tentar alguma coisa porque ela parecia ser muito distante da sua realidade ou porque era uma oportunidade boa demais para você, uma pessoa "normal", conseguir?

Fonte da imagem: Arquivo pessoal

Nasci em São José dos Campos, numa família simples, mas de pessoas com corações enormes e confesso: sempre fui muito medrosa. Medo de escuro, medo de ficar sozinha, medo de decepcionar. Sempre pensei muito sobre os detalhes da vida, e aos 18 anos, preocupada com a zona de conforto estabelecida ali, decidi arriscar e aceitar a aprovação no vestibular. Mas diferente de quase todos os meus amigos, não optei por nenhuma faculdade em SP (mesmo que fosse meu sonho inicial)...Fui para Viçosa-MG, a "poucas" 12 horas de minha cidade natal. Quase matei minha mãe do coração e ninguém acreditava que a menininha tímida da família aguentaria ir pra tão longe sozinha. Aguentei! E o fato de ter dado aquele primeiro salto e conseguido me manter firme mesmo com muitas dificuldades, mesmo estando sozinha, no escuro (eu não sabia a existência da cidade poucos meses antes de me mudar pra lá) e talvez decepcionando meus pais por ir para tão longe, isto me mostrou que meus medos não serviam para nada e tomei a melhor decisão da minha vida: perguntar "por que não?” diante de todas as oportunidades que me aparecessem.

Três anos se passaram e a menininha que pensava que nunca sairia do bairro Vista Verde conheceu mais de 10 países incluindo ter morado na Colômbia, no Chile e nos Estados Unidos. Conheceu pessoas que ela admirava e outras que passou a admirar imensamente. O mundo ficou menor e mais encantador. Sempre envolvida em projetos sociais desde o colégio, dei aula de informática básica para a comunidade carente de Viçosa, e dentre diversas experiências em grupos na universidade fui membro da Aiesec e atualmente sou embaixadora da CHOICE.

Porém, não é sempre fácil fazer escolhas, e seis meses atrás estava completamente perdida sobre que rumo queria dar à minha vida, tampouco acreditava em mim mesma e que eu teria capacidade de realizar tantos sonhos. Foi aí que descobri um projeto chamado World Merit, que estava organizando uma competição chamada Your Big Year. Apaixonei-me pela ideia e decidi entrar, só por tentar mesmo porque no meio de tantas pessoas incríveis não acreditava que eu teria uma mínima chance. Passei pela primeira fase e com o apoio de amigos comecei a agir e acabei sendo aceita em outras etapas. E aí comecei a perceber que a transformação na verdade, só depende de você começar a agir!

Comece a se movimentar por aquilo que te apaixona, te inquieta e você chegará a lugares melhores ainda do que sempre sonhou. Eu consegui! Após receber, emocionada, a notícia em pessoa do fundador do World Merit, o britânico Chris Arnold, que após seis meses de processo seletivo eu fui selecionada entre os vencedores do Your Big Year, em novembro embarco para San Francisco com mais 11 jovens do mundo todo que demostraram, entre mais de 40 mil candidatos, ter espírito empreendedor, talento e a vontade em comum de ajudar o mundo. Lá viveremos uma semana intensa de desafios, diretamente em contato com mestres da área empreendedora e social, pelos quais um de nós será escolhido como embaixador global e ganhará o maior prêmio do programa, que é viajar pelo mundo durante um ano trabalhando em negócios sociais e estando em contato com líderes globais. A participação no Your Big Year está sendo uma bagagem incrível de diversos desafios e conexões com pessoas que não me deixam esquecer que nada é impossível para aqueles que agem por um mundo melhor, e que unidos nosso potencial só se multiplica. Chega de perdermos oportunidades porque não acreditamos que podemos conseguir. Vamos dizer mais "não" aos "nãos" de "não posso", "não dá" e "não consigo", a vida pode ser muito maior do que você imagina!

Nathalia Scherer é estudante de Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa, já foi membro da Aiesec no Brasil, Colômbia e Estados Unidos. É atualmente embaixadora da CHOICE. Já deu aulas voluntárias sobre liderança e empreendedorismo para adolescentes na Colômbia e é apaixonada por iniciativas que visam impactar as pessoas positivamente.

Sobre o projeto:

Chris Arnold fundou o programa World Merit (www.worldmerit.org) quando percebeu que não havia uma plataforma internacional que unisse jovens talentos e lhes desse voz junto à comunidade internacional de negócios. Desde o lançamento, World Merit já atraiu mais de 60.000 membros e desenvolveu grandes comunidades de apoio em países como Brasil, Filipinas, Índia, Iraque, Estados Unidos e Reino Unido. World Merit foca em seis áreas principais: negócios, empreendedorismo, ciência e tecnologia, mídia, cultura e política e serviço público. O programa anual do World Merit, a competição Your Big Year, recompensa o talento e espírito empreendedor oferecendo a uma equipe de 12 jovens a oportunidade de viajar e fazer parte de uma série de desafios de negócios. O vencedor do Your Big Year se torna o embaixador do World Merit e garante o cargo a posição ao longo de um ano visitando os seis continentes, conhecendo líderes internacionais e trabalhando em projetos de impacto social.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler conteúdo completo
Indicados para você