[ editar artigo]

Mara Gabrilli nos ensina

Neste final de ano, tive o privilégio de assistir à palestra inspiradora da deputada federal que vence desafios para realizar sua missão de melhorar a vida dos deficientes. Tetraplégica desde 1994, Mara Gabrilli sente, na roda da cadeira, quanto o Brasil carece de acessibilidade. E batalha para ensinar aos brasileiros como se tornarem mais amigáveis aos diferentes. E o que Mara ensina a nós, empreendedoras?

Fonte de Imagem: Arquivo Pessoal

  • A sermos inquietas. A inquietude mexe conosco por dentro e faz com que a gente tome atitudes para mudar coisas que estão erradas, ou podem ser melhores, e lançar outras inovadoras. A inquieta Mara, por exemplo, cansou de esperar que construíssem uma rampa na faculdade onde fazia residência como psicóloga e apareceu um dia com um pedreiro.

  • A sermos alegres. As dificuldades não podem nos transformar num muro das lamentações. Mara conta, de um jeito bem-humorado, que foi avisada de que deveria se preparar para a rejeição. Retrucou: “Como é que alguém se prepara para isso?” E simplesmente seguiu em frente. Em entrevistas, conta que é humana, tem horas que enlouquece com bobagens corriqueiras, mas na maioria das vezes reflete, depois sorri.
  •  A sermos disciplinadas. Ingrediente importantíssimo para avançarmos. Mara disse: “Nada me faz deixar de lado os exercícios”.
  •  A sermos atrevidas de vez em quando. Quando ainda militava no terceiro setor, cismou: queria se encontrar com o então presidente Lula para falar sobre esquemas de corrupção em empresas de ônibus na região do ABC. “Até parece”, desafiou a mãe. Com sua cadeira motorizada, Mara foi sozinha até a porta do prédio do petista. Ameaçou fazer um escândalo. E ele a recebeu.

João Ribas, do setor de diversidade e inclusão da Serasa Experian, que foi professor de Mara no passado, definiu em três palavras as lições da ex-aluna: independência, autonomia e autoestima. Quem de nós não precisa desse tripé para ter sucesso nos negócios, na família, na vida? A palestra aconteceu na Natura, no encontro de encerramento da Rede Empresarial da Inclusão Social. De lá, ela foi para uma livraria lançar Depois daquele Dia (Editora Saraiva). A biografia convida a reflexões para planejarmos nosso negócio em 2014! Além de ser um ótimo presente para sócios, clientes, funcionários.

Joyce Moysés é palestrante, jornalista especializada em comportamento e carreira, escritora e consultora de temas femininos. É sócia da Primeira Edição Setorial, empresa de conteúdo corporativo, tendo como principal cliente o jornal Valor Econômico. Tem especialização em Gestão de Negócios pelo Insper-SP. Nos últimos 25 anos trabalhou nas revistas Nova e Claudia, e colaborou com outras, como Alfa, Máxima e Você S/A. Também coordenou o Prêmio Claudia 2012 e editou Claudia Noivas e Claudia Bebê. Seu livro MULHERES DE SUCESSO QUEREM PODER… AMAR é sucesso de vendas. Além de empreender, faz palestras sobre (e para) mulheres por todo o Brasil, escreve o segundo livro, participa de programas de tevê e é parceira do projeto De Peito Aberto.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler conteúdo completo
Indicados para você