[ editar artigo]

Investimento de impacto: lucro e benefício social no mesmo negócio

O Fórum Mundial de Negócios Sociais 2012 acontece de 16 a 18 de outubro, na Zona Portuária do Rio de Janeiro.

A cidade do Rio de Janeiro será o palco do Fórum Mundial de Negócios Sociais 2012 (SEWF 2012), que ocorre pela primeira vez na América Latina. É o maior evento global com foco no desenvolvimento de empreendimentos que aplicam práticas de mercado para a solução de problemas sociais e ambientais. O fórum tem como anfitriã e organizadora a NESsT, pioneira internacional no desenvolvimento de negócios sociais por meio de apoio técnico e financeiro a empreendimentos de mercados emergentes, há 15 anos no mercado. Em sua quinta e maior edição, o SEWF 2012 reunirá líderes de todo o mundo para celebrar, promover e expandir o desenvolvimento de negócios sociais e investimentos de impacto no Brasil e no mundo.

Fonte da imagem: Assessoria do evento

O SEWF 2012 terá mais de 50 sessões dinâmicas e interativas, com mais de 150 palestrantes em oito painéis temáticos. São esperados mais de 500 participantes, de corporações de elite e agências governamentais, empresas sociais, fundações, organizacoes sem fins lucrativos, instituições financeiras e universidades de mais de 30 países, incluindo brasileiros de destaque na área. Os negócios sociais são movidos não apenas pela lógica de mercado tradicional, que visa geração de lucro e sustentabilidade financeira, mas também em gerar um impacto social positivo para resolver problemas críticos da sociedade, como a falta de educação de qualidade, emprego e serviços de saúde.

O evento

O tema do SEWF 2012 é “Negócios Sociais: Investindo por Impacto”, em um esforço para atrair novas fontes de investimento que gerem, além de lucro, benefícios sociais para as comunidades nos países de mercados emergentes. O fórum vai buscar soluções para desenvolver o mercado financeiro para apoiar empresas criadas para promover um propósito social de uma forma financeiramente sustentável.

Outros destaques do SEWF 2012 no Rio incluem painéis, oficinas de formação, debates, espaço para exposições, dia do investidor, noite de gala e um mercado de negócios sociais. Os participantes podem fazer visitas de campo a negócios sociais em lugares como o Complexo do Alemão, Floresta da Tijuca e Rocinha. O Patrocinador Mster do SEWF 2012 é o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Lemelson Foundation, SEBRAE, PwC, e UBS, entre outras instituições governamentais, empresariais e filantrópicas também apoiam o evento.

O SEWF inaugural foi realizado em 2008, em Edimburgo, na Escócia, e desde então o evento já viajou para a Austrália, os Estados Unidos e a África do Sul. Mais de 2400 pessoas de 46 países participaram nos últimos cinco anos.

Sobre NESsT

NESsT é uma organização internacional e pioneira no desenvolvimento de negócios sociais desde 1997 e no Brasil desde 2007. Celebrando seu 15º aniversário este ano, a NESsT já treinou 3.800 organizações em mais de 48 países ao redor do mundo sobre os princípios e ferramentas de autofinanciamento. Além de sua consultoria global, em dez países de mercados emergentes, a NESsT trabalha com um portfolio de empresas sociais, proporcionando capacitação sob medida e de longo prazo e apoio financeiro, tendo investido mais de US$ 8 milhões para criar 120 empresas sociais. A NESsT também contribui para empresas e universidades através de pesquisas publicadas sobre os sistemas nacionais jurídicos e de investimentos e políticas para incentivar o desenvolvimento econômico sustentável a partir da base da pirâmide e a eficiência da indústria.

Serviço

Local: Centro Cultural Ação da Cidadania
Endereço: Avenida Barão de Tefé, 75 - Rio de Janeiro, RJ
Data: 16, 17 e 18 de outubro de 2012.
Para mais informações e detalhes para inscrição no Fórum Mundial de Negócios Sociais 2012, visite www.sewf2012.org.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler conteúdo completo
Indicados para você