[ editar artigo]

Intraempreender também é Empreender

Muito se tem falado sobre Empreendedorismo Feminino, mas você já ouviu falar sobre o Intraempreendedorismo Feminino?

O Empreendedorismo Rosa abre hoje um novo espaço para expor sobre este conceito usado pela primeira vez, na década de 1980, pelo consultor de administração Gifford Pinchot III. Quase duas décadas mais tarde, os dicionários passaram a apresentar o termo intrapreneur, que designa a pessoa que, dentro de uma grande corporação, assume a responsabilidade direta de transformar uma ideia ou projeto em produto lucrativo através da inovação e de assunção de riscos. Para Pinchot o intraempreendedor é sempre o sonhador que apresenta a capacidade de transformar uma ideia em uma realidade.

Fonta da imagem: Banco Rural

O intraempreendedor é aquele indivíduo com perfil empreendedor que atua dentro de uma organização. Sendo assim o intraempreendedorismo é o empreendedorismo que ocorre dentro de empresas já existentes.

Tenho conhecido muitas mulheres intraempreendedoras e começo este bloco falando da Intraempreendedora Camilla Aurélio, responsável pelo monitoramento do departamento de gestão das redes de saúde da ABET (Associação Brasileira dos Empregados em Telecomunicações).

Camilla, formada em Direito pela UNICID – Universidade Cidade de São Paulo, está há 5 anos no mercado, onde deu seus primeiros passos em uma função de sanar as queixas dentro da REDE de SAÚDE. Mostrando mais que habilidade técnica, ela hoje está na Equipe de Qualidade da ABET, como Auditora de Qualidade, responsável dentro de seu setor de monitoramento em estimular os treinamentos internos e motivar sua equipe a desenvolver novas habilidades.

Em entrevista ao telefone, quando a questionamos se abriria mão de ser uma intraempreendedora para ser uma empreendedora, ela nos respondeu que não. Entende que, dentro de seu segmento, pode contribuir muito com suas ações e estimular pessoas que estão trabalhando em seu setor a crescerem e contribuírem com a empresa.

Camilla é um exemplo de que intraempreender também demanda posicionamento, habilidades e paixão pelo trabalho que faz.

E você tem uma história intraempreendedora para compartilhar com a gente?

Grande abraço rosa,

Lênia Luz
Diretora de Comunicação do Empreendedorismo Rosa

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler conteúdo completo
Indicados para você