[ editar artigo]

Graça Foster nos Inspira

Eu estava ansiosa para ouvir a Graça Foster, a grande atração do Seminário CEO Summit São Paulo, promovido pela Endeavor em 24 de outubro no Hotel Unique. E essa carioca com sotaque, uma das mais poderosas do mundo (repito: do mundo), não me decepcionou. Apesar de ter saído de um caldeirão pelando por conta do recente leilão do pré-sal, a presidente da Petrobrás mostrou-se segura e sorridente, diante de uma plateia lotada de engravatados (sim, muito mais homens que mulheres, empreendedores e executivos querendo respirar o mesmo ar daqueles jovens inovadores).

Fonte de Imagem: Empreendedorismo Rosa

Graça frisou a importância de qualquer um de nós irmos a reuniões bem preparados. “Reunião boa tem desdobramento”, disse. E deixou claro o seu propósito: “eu sou útil para quem precisa de mim”. Foi apresentada pelo presidente da Endeavor, Juliano Seabra, que brincou dizendo que o CEO Summit é pé quente: quem passa por lá tem ainda mais sucesso em seu negócio. Graça subiu ao palco após o primeiro painel, em que três empreendedores de outros estados contaram como conseguiram sucesso. Um deles, André Rezende (da Prática Fornos) deixou um conselho precioso aos empreendedores: “É preciso adequar competência ao seu sonho”. A mediação da conversa foi feita pela Marília Rocca, que eu conheci quando coordenei o Prêmio Cláudia (ela venceu na categoria Negócios com sua empresa Mãe Terra). Marília, hoje executiva da TOTVS, também deu seu recado: “É comum quem empreende pensar que os desafios grandes são para os outros, quando devemos pensar que também são para nós”.

Voltando à Graça, ela respondeu perguntas da Sônia Hess, dona da Dudalina e apoiadora do Empreendedorismo Rosa. Algumas que me marcaram:

- “Como se destacou entre tantos homens?”, perguntou Sônia.
- “Trabalhando”, respondeu de um jeito direto, na maior simplicidade.
- “Você está entre as mulheres mais poderosas do mundo. O que significa ter poder?”, indagou a moderadora.
- “Para mim, poder é dever. Dever de realizar o melhor trabalho para a empresa. Dever de fazer a melhor empresa para o nosso país”, respondeu, tranquilamente.
- “Verdade que você adora gatos, gosta de cozinhar, é botafoguense ferrenha e desfila em até três escolas de samba?”, entregou Sônia.
- “Realmente adoro tudo isso. Tenho quatro gatos, cozinho um risoto ou preparo churrasco (mas só quando eu quero!), curto uma, duas três taças de vinho. Torço para o Botafogo e não falo o nome daquele outro time... e todo ano desfilo na União da Ilha, minha escola preferida. Também gosto do Salgueiro. Eu sou a mesma Graça trabalhando e em casa, vivo com uma mochila preta, que acomodo do lado do sofá de casa. Vira e mexe abro para trabalhar.”

Será que, no fundo, nós mulheres somos todas iguais? Sempre trabalhando, cozinhando, trabalhando, torcendo, trabalhando, cuidando de bicho, trabalhando, aterrissando no sofá? No mínimo, estamos nos destacando. Especialmente para o Empreendedorismo Rosa, Juliano Seabra disse: “Precisamos cada vez mais de mulheres incríveis à frente de negócios incríveis”.

Joyce Moysés é palestrante, jornalista especializada em comportamento e carreira, escritora e consultora sobre temas femininos. Fez vários cursos nas áreas de gestão e liderança, como o de Gestão de Negócios no Insper. Nos últimos 25 anos trabalhou nas revistas Nova e Claudia, e já escreveu artigos para Alfa, Máxima, Você S/A... Em 2010, participou do lançamento do Movimento Habla, para mapear tendências de comportamento das mulheres. Em 2012, coordenou o Prêmio Claudia e editou Claudia Noivas e Claudia Bebê. MULHERES DE SUCESSO QUEREM PODER… AMAR é seu primeiro livro. Atualmente faz palestras, produz conteúdo para publicações impressas, multimídia e eventos, escreve seu segundo livro, participa de programas de TV e é parceira do projeto De Peito Aberto.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler conteúdo completo
Indicados para você