[ editar artigo]

Gentileza como ferramenta de sucesso profissional

Gentileza gera...

  • oportunidades;
  • relacionamentos consistentes;
  • confiança, credibilidade;
  • carisma;
  • sucesso;
  • boa colocação profissional.

Fonte da imagem: Reprodução

Ser gentil não é apenas ser educado com as pessoas, é também uma maneira de se destacar e conquistar novos relacionamentos que, sem dúvida, vão gerar frutos positivos em sua carreira profissional.

Cada um tem um jeito de agir, de encarar o mundo, de interpretar, de se expressar e de SER! Existem pessoas naturalmente gentis. Outras nem tanto. Ainda há aquelas que são categoricamente grossas, estúpidas e nada agradáveis. Muitos profissionais, inclusive líderes, acreditam que para mostrar firmeza e segurança, devem agir com arrogância, austeridade e dureza.

Não é necessário forçar para atuar com gentileza, seja qual for o contexto, mas é preciso enxergar este atributo como um exercício diário na vida, sem perder a naturalidade e a essência do seu Eu.

Como ser natural na prática da gentileza?

Em primeiro lugar, seja gentil com você mesmo. Aprenda a amar o que você faz ou então busque algo que sinceramente já ame. Valorize os mínimos detalhes de sua rotina de trabalho e as transforme em verdadeiros modelos a serem seguidos. Todos nós temos um jeito próprio de executar as tarefas que nos são dadas, mas podemos sempre usar mais criatividade e potencializá-las.

Observe suas tarefas diárias, identifique os momentos mais agradáveis e críticos do seu dia, pontue, mesmo que em pensamento, o que você mais gosta em você e quais as suas melhores características positivas e negativas.  Avalie-se com verdade e avalie um dos seus dias. Lembre-se de grosserias que você já fez com alguém e de atos gentis e louváveis que já teve, assim como os motivos para ambos os atos.

Depois deste breve exercício, você já consegue compreender melhor seus pontos fortes e fracos que na correria do dia a dia não são possíveis serem observados com tanta clareza. É saudável parar para refletir, nos arrepender, esclarecer as ideias e os sentimentos, para então seguir em frente e fazer melhor. A gentileza será expressa em ocasião simples, porém, importantes, desde a hora que você acorda... São nessas ocasiões em que você semeia seu networking.

Networking: Net (rede) e working (trabalhando)

Networking é a sua rede de contatos profissionais. Quanto maior e melhor for a sua teia formada por pessoas, maior é a probabilidade de fazer e alavancar negócios, conseguir um novo emprego, adquirir mais conhecimento sobre assuntos pertinentes ao seu campo de trabalho, acesso aos cursos e às informações do seu interesse.

Exemplos de situações em que se pode aumentar o networking e cultivar essas relações: encontros informais, reuniões estratégicas, eventos corporativos, confraternizações, almoços, jantares, etc.

Ou seja, são relações profissionais baseadas nas relações pessoais. Impossível cativar pessoas e manter esses contatos sem gentileza.

Laíze Damasceno é jornalista, especialista em Comunicação Corporativa e idealizadora e fundadora do Shopping de Notícias. Também é cantora e compositora.

Perfil no Linkedin: laizedamasceno
Contato: laizedamasceno@gmail.com
(21) 8191.1027 / (11) 9.9303.9299
www.jornalaize.wordpress.com

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler conteúdo completo
Indicados para você