[ editar artigo]

Fiquei sem dinheiro! E agora?

Por Leonardo Pansardi Grisotto

Tem situação mais desconfortável do que a falta de dinheiro no bolso ou em caixa? Tanto na empresa, quanto na vida pessoal o dinheiro é oxigênio essencial para nos mantermos vivos. No entanto, podem acontecer erros de percurso que levam à falta dele, mesmo não querendo que isso aconteça. O que fazer nesses casos?

 

Fonte da Imagem Agência Bolacha

Antes de mais nada, trate de organizar seus controles para que você consiga visualizar com antecedência a falta de dinheiro. Faça um orçamento, projetando receitas e despesas para saber exatamente quanto entra, quanto sai e eventualmente se sobra ou falta dinheiro.

Negocie prazos de pagamento com seus fornecedores. Procure alongar os pagamentos tendo como base seu prazo de recebimento (salário ou clientes). Isso te dará fôlego para buscar outras alternativas.

Pesquise linhas de financiamento com taxas de juros mais baratas. Se você já tem empréstimos, procure trocar dívidas olhando para as taxas. Quanto menores elas forem, melhor. Vale a pena, por exemplo, quitar o cheque especial (9% a.m. em média), por uma linha de crédito (3 a 4% a.m. em média).

Desenvolva novos produtos ou serviços extras para incrementar as receitas e sair do período de baixa. Tome cuidado com as promoções, pois são uma faca de dois gumes. Às vezes elas podem tirar o posicionamento da empresa no mercado e seu preço nunca mais voltar a ser o mesmo. Pense com cuidado nesse tipo de ação.

Do limão, pode sair uma limonada. Ficar sem dinheiro pode levar você a pensar em alternativas e outras soluções. Não precisa se “descabelar”! O mundo está cheio desses casos e de gente que se fortaleceu após períodos críticos. Use esse momento a seu favor e pratique negociação, criatividade e resiliência. Ficar sem dinheiro não será o fim do mundo se você mantiver a calma e encarar o problema de frente.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler conteúdo completo
Indicados para você