[ editar artigo]

Falando de sonhos

Quem dera poder sonhar desenfreadamente, é até particularmente possível, mas perante o mundo real tem que ter certos limites ou se é taxado de maluco. Teve uma pessoa conhecidíssima que disse uma vez “se você sonha você é capaz de fazer”. Há um fundo de verdade nisso, mas não absoluta. Depende muito do sonho, se ele é factível ou não, o fato é que essa mesma pessoa não dormia nunca.

Fonte da imagem: Empreendedorismo Rosa

Verdade é que um dia, se sonhou ter o próprio negócio com a ideia de não ter patrão, de não pedir licença para sair, ir ao médico sem culpa ou “cometer o pecado” de ir ao cabeleireiro em horário de trabalho, e é certo poder isso hoje. A realidade, porém, mostrou que o patrão deixou de ter apenas uma cara para ter muitas, e as cobranças pelo trabalho a ser executado, em tempo ágil, são as contas certeiras que não falham nunca todo mês. Nesses momentos, se não produzir e vender, o sonho dará lugar ao desespero.

Um olhar para a maternidade e nota-se a semelhança com a vida de empreendedora. É comum, em algum momento, olhar com saudade para o tempo antes de ser mãe, quando os amigos convidavam para uma escapada e a resposta de pronto era: vou pegar a carteira! Hoje, após a maravilha da maternidade, é necessário analisar uma porção de detalhes: o clima, o local, se tem refeição, se tem hospital perto. Você não é mais sozinha, há preocupações e cuidados para com os dependentes. Você é a responsável se algo der errado.

Assim é o empreendedor também. Ele não pode simplesmente se lançar em novas empreitadas sem análise, sem embasamento. É o responsável não somente pelo próprio trabalho e família, mas por seus funcionários (sua equipe) e pelas famílias que este compromisso representa. Eis aí o porquê dos sonhos terem limites. Qualquer ação, por menor que seja, reflete em cadeia para melhor ou pior. É comum entrar em “arapucas” por conta disso principalmente se envolve economia, pelo monetário se faz qualquer negócio e, às vezes, o custo e benefício não compensam.

Geralmente quando se começa um negócio o espaço ou é no fundo de casa ou é um prédio alugado. O maior sonho é comprar o próprio espaço. É aí que a realidade assombrosa começa para teu bolso. O local ideal é sempre muito caro e onde se pode comprar é muito afastado, e então se instala um impasse. Pode até passar pela cabeça “quem quiser que me acompanhe”, mas montar uma equipe não é tarefa fácil. Seja quem for vai precisar de uma maneira para chegar ao local de trabalho, até mesmo você.

Corre-se o risco de estar de casa nova, inevitavelmente com mais dívidas e o seu melhor e mais antigo funcionário pedir as contas. É neste momento que a ideia de ”preciso e necessito” mostram a diferença entre si e você entende o conceito de economia inteligente. Você realmente precisa de um espaço seu, mas necessita da sua equipe. Sacrificar a equipe para ter um espaço seu nem sempre é o ideal. Sem a equipe, você não faz nada e com ela você continua pagando o teu aluguel. Todo o cuidado é pouco para que o seu entusiasmo não faça você acabar em espaço próprio, afastado de tudo, sozinha e com contas para pagar que não perdoarão o seu momento de satisfação e conquista.

Por isso, se você está num destes momentos de impasse, reflita, planeje e pese bem suas ações. Você não está sozinha neste empreendimento. O que é mais importante para você: o espaço no oco do mundo ou sua empresa funcionando tranquilamente, mesmo que isso lhe custe um valor por mês? Não esqueça o seu sonho de crescer, jamais! Lembre-se que deve planejar o onde, como e quando. A saída é fazer um planejamento com metas sensatas que possibilitem conquistar o seu objetivo, não deixando espaço para que o barato saia caro e transforme seu sonho em pesadelo.

Semíramis Cordeiro é sócia da empresa Ponto de Evidência Soluções Gráficas. Formada em Marketing, Publicidade e Propaganda. Especialista em Empreendedorismo pela FGV/Goldman Sachs, através do projeto “10.000 Mulheres Empreendedoras do Mundo”. Possui o blog: palavrasdase.blogspot.com.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler conteúdo completo
Indicados para você