[ editar artigo]

Eu não sei de tudo!

Por Janet Carolina 

Qual é sua área de conhecimento? Ela serve para trabalhar com sustentabilidade empresarial? O que você consegue agregar para o desenvolvimento sustentável? São perguntas que me faço desde que iniciei meus estudos em responsabilidade socioambiental. Essa área é tão abrangente, que dá um pouco de medo começar a trabalhar com esse foco.

Claro que, quando nos aprofundamos no tema e vemos o quanto pode ser benéfico para a vida de todos, esse medo se vai aos poucos e dá lugar a uma sensação de determinação. Depois de tanto ler sobre isso, percebi que não existe uma área específica ou mais importante para que se possa começar a atuar ou auxiliar na sustentabilidade.

Fonte de Imagem: Comunicar

Se alguém me disser que é especialista em tudo que a sustentabilidade abrange, eu digo que essa pessoa deve ser um gênio! O importante é ter noção do contexto geral e trabalhar a fundo naquilo que você é bom. Tem gente que vai servir como mediador entre as áreas e isso é de fundamental importância para o alcance de resultados, mas todos são importantes para o processo. Com um tema tão essencial, não é nosso objetivo procurar quem é o mais importante e nem mesmo o que tem o melhor conhecimento, mas buscamos unir nossas forças para um objetivo comum.

Outra coisa que percebo é que, quando entramos em grupos de debate sobre sustentabilidade, a maioria dos profissionais é da área ambiental. Esses profissionais são muito importantes, mas a sustentabilidade não depende só deles. Gostaria de incentivar você, que se interessa pelo tema, mas acha que sua profissão não pode ajudar muito, para que faça parte da Rede de Conteúdo e comece a refletir sobre o assunto. No final, você verá que pode ajudar muito no desenvolvimento de um mundo melhor, porque ele depende de todos nós e de todo conhecimento já produzido.

E se você não sabe de tudo assim como eu, fique tranquilo, dessa forma nunca vai cansar de estudar e agregar conhecimento à sua vida. E tem ainda mais uma coisa: quanto mais você estuda, mais você compreende que não sabe de nada. Então, essa sensação sempre vai existir na sua vida. Claro que não estou falando que você nunca será bom em nada, mas sim, que sempre terá algo novo a aprender. Talvez esse movimento sustentável venha desconstruir o que nós levamos anos para construir: o conhecimento particionado.

Para resolvermos grandes problemas, necessitamos fazer as conexões entre muitas áreas e esse processo só será possível se todos entenderem e cooperarem a favor disso. Vamos juntar nosso pequeno conhecimento para construir grandes pontes.

Este post faz parte da parceria entre Empreendedorismo Rosa e Conteúdo Sustentável

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler conteúdo completo
Indicados para você