[ editar artigo]

Entrevista - Marcella Monteiro Barros Teixeira Coelho

A semana do Empreendedorismo Rosa começa trazendo online para vocês, através do Facebook, notícias do maior evento de Empreendedorismo do Brasil GEC RIO. E para abrilhantar nosso Blog  abrimos a semana com  entrevista exclusiva ao nosso espaço com  a coordenadora da Semana Global do Empreendedorismo organizada pela Endeavor Brasil,  Marcella Maria Thomaz Monteiro de Barros Teixeira Coelho.

Fonte da imagem: Arquivo pessoal

ER. O que é empreendedorismo para Marcella Monteiro Barros Teixeira Coelho?
Botar pra fazer, tirar do papel, seja um novo serviço, um novo produto e realizar.  Isso não quer dizer que você tenha que abrir um negócio, pois realizar, fazer, pode ser também como intraempreendedora, dentro de uma empresa/instituição.

ER. Qual foi o maior desafio encontrado até hoje em sua carreira intraempreendedora?
O maior desafio foi perceber que em outras empresas as pessoas entendiam que eu era paga para não pensar, não criar, não inovar no que eu fazia. Isso não acontece na Endeavor, onde somos instigados e estimulados a pensar, criar e, portanto, inovar naquilo que realizamos em nossas funções.

ER. Qualquer mulher pode ser uma empreendedora de sucesso? Independente da classe social, idade ou cultura?
Sim, qualquer mulher pode ser uma empreendedora. Tenho visto empreendedoras Endeavor e não Endeavor que tem um perfil multitask, ou seja, são multitarefas, equilibram a vida pessoal e profissional e acima de tudo sabem lidar com pessoas. Isso sem dúvida está relacionado ao perfil da mulher em cuidar de tudo e de todos. As mulheres empreendem com sentimento e isso permite que qualquer mulher seja empreendedora, basta desejar e realizar.

ER. Como é coordenar um evento como a Semana Global de Empreendedorismo?
Um grande desafio e muito instigante, além de ser uma oportunidade de conhecer pessoas, muitas empreendedoras, que têm como objetivo causar impacto na sociedade com seus empreendimentos. Estar conectada a estas pessoas e saber que a ideia principal da Semana Global de Empreendedorismo, que é espalhar e fomentar o empreendedorismo, de fato acontece. Pois elas vêm contribuir com ideias que sejam espalhadas nacionalmente e globalmente, impactando positivamente o mundo de maneira única e irreversível.

ER. Você já pensou em empreender? Se sim em que segmento seria o seu empreendimento?
Sim, na verdade sempre penso.  Mas não tenho ainda claro que empreendimento seria, se de serviços ou produtos. Mas sem dúvida, será focado para o empreendedorismo social, pois meu desejo é impactar positivamente pessoas, melhorar suas vidas.  Meu objetivo é que com este empreendimento eu contribua para que o Brasil seja um País de mais oportunidades e menos desigualdade social.

ER. Quem ou o quê te inspira?
Pessoas com valores éticos, pessoas que estejam conectadas a ajudar o próximo, que pensem e atuem para o bem coletivo. Alguns nomes são fonte de minha inspiração: Martin Luther King, Gandhi, Madre Teresa de Calcutá, Luiza Helena Trajano, Janete Sabin, Sônia Hess e Sofia Estevez.

ER. Quem foi ou é seu mentor ou mentora, tanto na vida profissional como pessoal?
Meus mentores são muitos e quase todos da minha família. Mas, sem dúvida, minha avó Célia, minha tia Carola, que é uma grande empreendedora social, e meu pai Fábio são os mentores que mais busco e, portanto, me espelho.

ER. Quais características você considera essencial para ser uma empreendedor/a de sucesso?
Muitas são as características, mas o que tenho visto é que ser um empreendedor de sucesso não está relacionado a ser um grande gênio, mas, sim, em ser resiliente e apaixonado pelo que se empreende, pelo que se faz.

ER. O que você gostaria de jogar fora e nunca mais pegar de volta?
A vaidade. Ela pode nos cegar e impedir que avancemos em nossas ações, sejam elas profissionais ou pessoais.

ER. Qual o foi maior acerto e o seu maior erro em sua carreira?
Acerto – Mudar da carreira de advogada para a carreira voltada ao Empreendedorismo. E fazer esta mudança seguindo meu coração, não preocupada com o que iriam falar ou pensar. Apenas seguir meu coração e mudar.
Erro – Ter pressa de obter os resultados. Não respeitar o tempo das coisas. Querer tudo para ontem.

ER. O que deseja para os próximos 5 anos, quando olha para sua carreira profissional?
Desejo ser útil para sociedade, impactando com minhas ações e com isso contribuir para que o Brasil seja um país cada vez mais empreendedor. Desejo inovar e criar coisas interessantes para as classes menos favorecidas, para que elas tenham acesso a serviços ou produtos que realmente impactarao suas vidas de maneira positiva, especialmente de temas ligados a educação. Apenas a educação fará com que o Brasil seja um pais de oportunidade pra todos.

ER. O que você espera do GEC RIO para o BRASIL, enquanto resultado destes 4 dias de Inspirações Empreendedoras?
Espero que o setor público veja a importância do empreendedorismo para o crescimento do Brasil. Desejo que os empreendedores brasileiros conectem-se com outros empreendedores durante o evento, que realizem parcerias, enfim, que “saiam fora da caixa” e mostrem seus empreendimentos e conheçam outros.  E que os 125 empreendedores estrangeiros que estarão no GEC RIO vejam as oportunidades que existem aqui no Brasil, tanto quanto realizar negócios com outros empreendedores, como investir em nosso País com o seus empreendimentos. Que ao final possamos ver muita interação e boas conexões empreendedoras.

ER. Deixe uma palavra de incentivo às empreendedoras e intraempreendedoras que nos acompanham no Empreendedorismo Rosa.
Pode parecer piegas, mas acredito que para realizar qualquer coisa na vida temos de gostar do que fazemos e com quem estamos. É difícil imaginar uma pessoa que todo dia se levanta e vai para seu trabalho/empreendimento não sendo feliz. Para mim, tem que ter muita coragem para continuar vivendo assim. Portanto, para ser feliz às vezes é preciso mudar, mudar de emprego, mudar de ideia, mudar de empreendimento e assim ser feliz!

Sejam felizes!

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler conteúdo completo
Indicados para você