[ editar artigo]

Empreendendo com persistência e força

Por Bárbara Stock

A diferença entre um empreendedor bem sucedido e um mal sucedido é a persistência. Ao longo de minha curta, com cara de muito longa, caminhada empreendedora, já vi muitos amigos e colegas com ideias brilhantes, super bem aceitas pelo mercado, mas que não aguentaram o rojão dessa luta diária que todo empreendedor deve vencer e pararam no caminho. Pega isso e junta com outro problema grande que acerca os empreendedores, que é o tempo demorado para retorno de investimento e retirada de lucro. Sim, porque na maioria das vezes, os empreendedores são pessoas geniais mas com pouca verba disponível. Com isso muitos voltam para o mercado de trabalho pela necessidade de pagar as contas diárias.

Fonte da Imagem: Arqdecore

Concordo que é muito mais fácil fazer dinheiro quando já se tem dinheiro, a premissa “quanto mais rico, mais tem”, passa a ser verdadeira se a pessoa for empreendedora, isso é claro! Mas mesmo sem essa conta bancária mega recheada é possível se chegar ao topo. Muitos artigos sobre empreendedorismo abordam que é necessário um detalhado estudo de mercado antes de você iniciar um negócio, isso é uma grande verdade. Mas eu defendo que o estudo deve englobar muitos outros fatores e se você me disser que não tem tempo para pesquisas, te digo: “Para que servem as madrugadas, senão para estudar e ler?” No silêncio da noite, isso se torna bem empolgante e produtivo.

Tenho uma frase pronta, quase que uma oração, que criei para aquele momento quando as pessoas me perguntam como aguento toda a pressão da vida empreendedora e ainda assim continuo seguindo em frente. “Não é que eu não pense, não sinta ou não me importe! Às vezes na hora de dormir bate a dor forte, aí eu me lembro, mas é hora de dormir e não de lamentar da sorte. Então tchau e que essa dor não volte, preciso me manter FORTE!”

Por fim, lhes digo que nos dois primeiros anos não tive praticamente lucro e o que sobrava era quase 100% reinvestido. Sim, precisei da ajuda de muita gente para aguentar o tranco e me manter nesse inicio e agora posso dizer, está começando a valer a pena. Sei que será cada vez melhor e mais difícil também, mas isso faz parte do meu crescimento e o de minha empresa.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler conteúdo completo
Indicados para você