[ editar artigo]

Empodere-se!

Por Lorena Gurjão

Empoderar as mulheres através de sua própria imagem é minha missão. Afinal, o que significa empoderamento?

Fonte da imagem: Pinterest

Esse termo originou-se da palavra em  inglês  empowerment, que parte da ideia de dar às pessoas o poder, a liberdade e a informação que lhes permitem tomar decisões e participar ativamente da organização (que eu chamo de vida!). Tem uma definição do Paulo Freire que eu adoro e que tem sinergia com a minha proposta. Empoderar-se é realizar por si mesmo as mudanças e ações que a levarão a evoluir e fortalecer. “É a conquista da liberdade por aqueles que têm estado subordinados a uma posição de dependência.” Fazendo uma analogia com o meu trabalho, essa dependência muitas vezes está relacionada à imagem. Hoje, muitas mulheres encontram-se aprisionadas e escravas por padrões de beleza e moda, ditados e impostos pelas mídias, o que gera nelas frustrações, insegurança e baixa autoestima.

Já foi comprovado em pesquisas, que as mulheres são as principais críticas em relação a sua própria beleza. Na verdade, apenas 4% da população feminina mundial se considera bonita. Dado assustador! Contudo revela a verdadeira problemática em torno do padrão imposto pelas mídias, fortalecendo um estereótipo que a sociedade entende e cultiva, na prática, como o modelo de beleza a ser seguido, uma busca em torno da beleza perfeita, ou melhor, "photoshopada"."Parâmetros" que  aprisionam as mulheres, na busca  frenética  por uma inalcançável beleza , acaba por, consequentemente, projetar medos e receios, desvalorizando-as, principalmente quando percebidas em um corpo que não é igual ao da modelo  da capa da revista ou daquela atriz que vive da própria imagem.

Empoderar-se  é perceber a vida com outros sentidos, é confiar em si própria, buscando o resgate da  autoaceitação, autoestima, adquirindo independência das crenças e ditaduras da beleza, que impedem sua expressão individual. É a busca entre equilíbrio e harmonia para que você faça suas escolhas de forma plena e consciente, experimentando a liberdade da individualidade. É descobrir seus valores, transmitidos através da sua imagem de forma consciente, ajudando-a  a incorporar de fora pra dentro atitudes como segurança, autonomia e aceitação. É saber usar seus potenciais, perceber suas fraquezas e limitações e diante dessas descobertas, ser capaz de avançar em sua melhoria contínua vivendo, em sua melhor versão!

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler conteúdo completo
Indicados para você