[ editar artigo]

Elas por Eles - Daniel Mourão

O convidado de nossa coluna Elas por Eles de hoje é Daniel Mourão, sócio fundador da 2WORK Escritório Profissional & Coworking. Formado em Direito, Comunicação Social e pós-graduado em Negocios Internacionales pela Universidade Católica de Buenos Aires.

Fonte da imagem: Arquivo pessoal

As mulheres na nova onda de empreendedorismo.

Não faz muito tempo que o sexo feminino ultrapassou definitivamente a fronteira do lar, começou a conquista de seu espaço de trabalho e do mercado como um todo. Muitas das mães, dos que estão lendo este texto, nunca pensaram em ter um emprego e uma remuneração, em ter seu sustento conquistado com seu próprio suor. Se passarmos a uma geração anterior, percebemos que essa regra era ainda mais forte e as exceções mais raras.

Hoje, vivemos uma nova onda no mercado. Novas tecnologias permitem o nascimento e crescimento relâmpago de start-up’s, permitem o surgimento de novos milionários da noite para o dia. Se os jovens viam em ser jogador de futebol ou ídolo musical o caminho para o sucesso, hoje todos querem ser o novo Mark Zuckerberg, todos querem ser o novo Romero Rodrigues.

Uma diferença: a nova proposta de carreira meteórica não escolhe nem idade, nem sexo. Não se conhecem novas promessas do esporte com mais de 40 anos, são em menor número as mulheres que conseguiram ter sucesso no mundo da música (mesmo considerando que o retorno já vem para uma ínfima porcentagem dos que tentam esses caminhos). O caminho do empreendedorismo está aberto a todos: quanto mais específico, variado o campo de seu conhecimento, quanto mais atento às oportunidades estiver o empreendedor, mais chance de notar um caminho, um nicho de mercado pouco ou não explorado.

Esta é a porta de entrada para muitas mulheres. Se ainda são minoria em muitos setores, sua visão pode alcançar detalhes ainda não notados pela maioria. Se estão estreando sem guia no mundo do trabalho, podem trazer de suas experiências necessidades de consumidoras ainda não atendidas e, assim, iniciar fazendo o que mais sabem. Empreendedoras ou colaboradoras em uma empresa, a visão da mulher sobre um mercado não será a mesma de um homem, virá carregada com todas as peculiaridades, desafios e cicatrizes que suas vidas lhes infligiram. Se antes as dificuldades (ou a vergonha de errar) traziam o medo de tentar, hoje vemos mulheres em postos de comando no país. Existe inspiração e desafio maior para o sexo feminino tupiniquim?

Por esses e outros motivos, as mulheres não são raras em espaços e escritórios compartilhados como a 2WORK. Em nosso espaço, um centro de empreendedorismo, elas equilibram em número e em exigências com os homens: criam, desafiam, reclamam e sugerem com atitude, com o sentimento de que sabem do que precisam para atingir seus objetivos profissionais e de todas as dificuldades que o empreendedorismo apresenta.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler conteúdo completo
Indicados para você