[ editar artigo]

E se você não pudesse mais gerar renda a partir de hoje?

E se você não pudesse mais gerar renda a partir de hoje?

Se você parasse de trabalhar hoje, por quanto tempo manteria o seu estilo de vida? Dependeria financeiramente de algum familiar para se manter com gastos básicos como moradia e alimentação?

Na maioria dos casos a resposta é SIM. Quando não estamos gerando renda acabamos recorrendo às nossas reservas financeiras por algum tempo e, no curto / médio prazo, dependendo de nossos pais, filhos ou cônjuge para nos manter.

Essa pergunta te leva a pensar na sua independência financeira?

Mas primeiro o que é independência financeira?

É saber que ao parar de trabalhar - permanente ou temporariamente - por iniciativa própria, por alguma doença ou situação imprevista, seus rendimentos oriundos de investimentos, de um empreendimento ou aluguel, serão suficientes para pagar seu estilo de vida.

Se você não é independente financeiramente e sabe que esta situação ainda irá demorar alguns anos então precisamos avaliar qual a melhor forma de garantir sua renda mesmo que alguma situação não desejada venha a ocorrer. Afinal não sabemos o dia de amanhã....

Alguns dados para se considerar:

·      Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão ligado ao Ministério da Saúde o Brasil poderá ter 625 mil novos casos de câncer por ano em 2020 e nos próximos anos.

·      Você sabia que foram 3.275.815 casos de invalidez permanente nos último 10 anos no Brasil decorrentes de acidentes de trânsito? Desse total mais de 52% foram pessoas entre 18 e 34 anos, faixa etária economicamente ativa.

Um exemplo é a situação que estamos vivendo. Poderíamos imaginar algo assim acontecendo? Provavelmente você, assim como eu, não imaginou... 

 Em um evento imprevisto conosco acontece o mesmo: tememos por nossa vida, buscamos tratamentos com especialistas, nos preocupamos com nossos entes queridos caso venhamos a faltar, precisamos adaptar nossa rotina e nos preocupamos em como pagar as contas.

A vida é cheia de imprevistos e é nossa responsabilidade pensar nisso. Portanto inclua o gerenciamento de riscos na sua estratégia. Afinal não podemos evitar todas as situações mas podemos nos preparar para elas!

Empreendedorismo Rosa
Camilla Cintra
Camilla Cintra Seguir

Especialista em planejamento financeiro. Bacharel em administração, MBA em gestão estratégica de empresas e mercado financeiro. Neta, filha, noiva, amiga. Busco trazer conhecimento e fazer diferença na vida das pessoas.

Ler conteúdo completo
Indicados para você