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Comunique-se e faça a diferença!

Por Camila Rezende

O mercado exige cada vez mais, e a comunicação, portanto, deixa de ser necessidade para se tornar um diferencial. A cada contato que realizamos estamos projetando a nossa imagem, imagem do local onde trabalhamos ou do produto que vendemos, mas nem sempre temos consciência se o que passamos é o que realmente gostaríamos ou necessitamos para que tenhamos sucesso em nosso empreendimento.

Devemos então aperfeiçoar nossas habilidades comunicacionais e propiciar também essa flexibilidade de comunicação a nossa equipe, independentemente do ramo que atuamos. Esse aperfeiçoamento pode ser realizado via treinamento corporativo ou individual, trabalho conhecido hoje como coaching, envolvendo sempre o aprimoramento de todas as ferramentas que compõe a nossa comunicação: voz, fala, linguagem verbal e corporal.

Camila Rezende Fonte da imagem: Nanci Novak


Um dos primeiros recursos que deve ser trabalhado é o contato visual, sempre olhe para o seu cliente, só assim você poderá identificar se sua abordagem está sendo efetiva ou se será necessário modificar sua postura. Outro ponto importante é, durante a conversa, buscar elementos que possam ser utilizados para uma conexão maior, como, por exemplo, elogiar o sapato, perguntar sobre o feriado ou sobre os filhos, criar empatia abre os canais para permanecermos com o diálogo aberto.

O que você deseja falar pode ser uma boa mensagem, mas o tom de voz utilizado pode fazer com que você seja mal interpretado, cuidado com os limites delicados entre a agressividade e a firmeza e não deixe que sua confiança passe por cima dos sentimentos dos outros. Também fique atento para a linguagem corporal, se a pessoa está com os braços cruzados, por exemplo, pode ser um indicativo de que não está satisfeito com o que ouve. E, por fim, pergunte para a pessoa se ela entendeu realmente o que você quis dizer e garanta que a comunicação entre vocês esteja clara e transparente.

Independentemente da forma que escolhermos para esse aprimoramento é essencial que ele seja realizado. Uma comunicação assertiva nos levará a agilidade na comunicação, fidelização do cliente, aumento da produtividade, aumento de vendas, aumento da capacidade de persuasão e, claro, lucratividade para a empresa.

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