[ editar artigo]

Como Turbinar sua Carreira em 2014

Por Julio Lussari

Parte 2:

Em meu último post trouxe algumas reflexões e dicas importantes para você esboçar um planejamento de carreira para o ano de 2014. No post de hoje, trago o restante das dicas.

1. Liste o que você já fez (experiência) - Às vezes temos a sensação de que não sabemos o suficiente, mas o fato é que sabemos muito mais do que imaginamos. Um exercício que me ajudou bastante nessa reflexão foi pegar um papel e listar absolutamente TUDO o que eu sabia fazer, com isso vi que sabia fazer mais coisas do que imaginava.

2. Tenha pessoas-âncora que possam lhe ajudar - Antigamente as pessoas indicadas tinham mais facilidade de conseguir um novo emprego. Será que ainda é assim? A influência do QI (quem indica) ainda é muito grande em nossa sociedade, no entanto, essa indicação está cada vez mais cautelosa, dado que, hoje em dia, podemos fazer indicações em que o profissional não corresponde à expectativa do empregador ou pode criar alguma situação que depois pesará sobre nossos nomes (tamanha a responsabilidade de indicar alguém para alguma função). Ainda assim, quem são essas pessoas-âncora que podem te ajudar a conseguir um novo emprego?

Fonte: Pinterest

3. Saiba exatamente quais são suas lacunas em: Competências e Conhecimento - Para subir ao próximo degrau você precisa ter conhecimento técnico e competências que talvez hoje você ainda não tenha. Sendo assim, reflita e liste exatamente as lacunas que você possui em suas competências e conhecimento.

4. Fique atento a todas as Oportunidades de Aprendizado - Se você mora em uma cidade do interior e vive reclamando que precisa ir para fora para fazer bons cursos, saiba que a internet está aí para estreitar laços entre pessoas e conhecimento. Você pode fazer cursos extraordinários no conforto do seu lar sem pagar viagem, hospedagem, alimentação etc. A dica que deixo de sites é: veduca.com.br, ted.com, udemy.com, coursera.org.

5. Corra atrás! - Lembre-se: Para 2014 ser o ano da virada, você precisa correr atrás. Se você quer um cargo acima do seu, você precisa fazer mais do que faz atualmente. Para subir de cargo, você precisa preencher os requisitos daquele cargo. Para ganhar mais do que você ganha hoje, vai ter que fazer mais do que é pago para fazer. Se você não fizer, ninguém fará por você!

Note que todos esses pontos servem tanto para quem quer evoluir a carreira quanto para quem quer empreender.

Caso queira saber um pouco mais sobre o assunto, baixe meu e-book gratuitamente clicando AQUI.

Por fim, encontre algo que você seja Bom ou Excelente e se torne Extraordinário.

2014 pode ser o ano da virada se assim você desejar, mas que fique registrado, tudo na vida exige um preço. Se você estiver realmente disposto(a) a pagar, cedo ou tarde, a recompensa virá.

Faça a sua vida valer a pena!

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler conteúdo completo
Indicados para você