[ editar artigo]

Como Turbinar sua Carreira em 2014

Por Julio Lussari

Parte 1:

Todo final/começo de ano é a mesma coisa: fazemos um monte de planos, promessas, sonhamos com mudanças, temos esperança de que tudo será diferente. Mas, quando chega novamente o fim do ano, temos pouquíssimas formas de medir nossos reais avanços e progressos. Aí ficamos com aquela frustração interna e, novamente, criamos uma esperança de que no ano seguinte as coisas serão diferentes. Até quando viveremos assim?

Chegamos naquele ponto em que realmente queremos mudar, ir para o próximo degrau na hierarquia, ganhar mais, e estamos cansados de não ter controle sobre nossas vidas e nossas carreiras, mas não sabemos por onde começar, certo?

Fonte: Google

Às vezes não sabemos nem se a área em que atuamos é realmente aquela que queremos para o resto de nossas vidas, e o medo da mudança é tão grande que acabamos continuando a fazer o que fazemos por comodismo, por medo de mudar e por preguiça de sair da zona de conforto.

Sêneca já dizia: "Não existe vento favorável para quem não sabe o porto aonde quer chegar”.

Pensando nisso, meu intuito com este artigo é dar a você algumas dicas rápidas de como turbinar a sua carreira no ano de 2014. Essas dicas lhe darão um roteiro simples de como analisar a sua carreira entre o momento atual e o momento futuro desejado.

Lembre-se: mais vale um rascunho em um pedaço de papel do que um monte de ideias soltas no ar. Colocar um objetivo no papel de forma escrita é a primeira maneira de materializar aquilo que se deseja.

Costumo dizer em minhas palestras o seguinte: “As pessoas não planejam fracassar, elas fracassam por não planejar.” Falo isso justamente porque as três vezes que quebrei grandes empreendimentos (e os outros inúmeros projetos que não deram certo) foi exatamente por falta de planejamento.

Para rascunhar um planejamento de carreira para o ano de 2014, siga os seguintes passos:

  • Defina o emprego dos seus sonhos - Só pensamos em nossa carreira quando estamos desempregados. Por que não definir isso enquanto estamos empregados? Defina o próximo degrau, tenha esse objetivo em mente.

  • Saiba exatamente quais são suas habilidades - Quando alguém nos pergunta sobre nossas habilidades, geralmente ele quer saber nossos conceitos, princípios, virtudes e forma de conduta no meio corporativo. Tenha isso na ponta da língua, faça essa análise de si mesmo.

  • Defina os seus "Unique Selling Points" (aqueles diferenciais que só você tem) - A China se transformou em um país especializado em copiar e melhorar produtos e tecnologia. Existem milhares de empresas no mercado que prestam serviços similares. Hoje em dia, todo mundo tem acesso ao ensino superior: Graduação, pós-Graduação, MBA’s, Mestrado e Doutorado. O que te diferencia do resto do mundo?

  • Defina os canais de comunicação que você utilizará - Como e de que forma você se comunicará com o mercado? CV impresso, CV Digital, Personal LandingPage, Cartão de visita personalizado, LinkedIn etc.

  • Contatos é TUDO! - Costumo dizer que Networking não é só conhecer pessoas. Networking também é conectar pessoas, ou ainda, conectar-se com pessoas. Com isso em vista, uma das características que pode nos auxiliar a turbinar a nossa carreira é desenvolver a habilidade de conectar e de nos conectarmos com pessoas.

  • No próximo post, trarei o restante das dicas. Não perca!

    Empreendedorismo Rosa
    Empreendedorismo Rosa
    Empreendedorismo Rosa Seguir

    Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

    Ler conteúdo completo
    Indicados para você