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Cinco dicas para o pequeno varejista planejar as vendas de Natal

Cinco dicas para o pequeno varejista planejar as vendas de Natal

Sendo a data mais aguardada e mais importante para o varejo, o Natal deve movimentar as vendas dos pequenos e médios empresários do setor. E esses lojistas seguem otimistas. De acordo com um levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que ouviu mais de 5,8 mil empreendedores de pequenos negócios de todo o Brasil de agosto a outubro, 68% dos entrevistados apostam em boas vendas para o período.

Para que os comerciantes possam ter bons resultado, porém, é preciso se preparar para a demanda da data. De acordo com Henrique Carbonell, sócio-fundador da Finanças 360º, empresa especializada em sistema de gestão financeira para pequenos e médios lojistas e franqueados, os empresários precisam se ater a detalhes importantes, que vão desde a disponibilidade de produtos até a administração financeira. Carbonell listou cinco itens que os varejistas precisam se ater para o Natal. Veja:

Prepare os estoques de forma antecipada

A primeira recomendação é justamente deixar o estoque de produtos pronto para atender um aumento de visitantes no estabelecimento. Durante um grande período de vendas como ocorre no Natal, o consumidor deseja encontrar o produto que ele viu em um anúncio de divulgação – não há nada mais frustrante do que chegar à loja com uma vontade específica e descobrir que o item está esgotado. Identifique no seu portfólio quais objetos possuem uma maior saída e aumente a quantidade deles dias antes da promoção.

Tenha controle da gestão do fluxo de caixa

Oferecer grandes descontos exige que o varejista tenha um grande planejamento e, principalmente, controle no fluxo de caixa. Não basta sair diminuindo os preços sem qualquer estratégia financeira. Caso contrário, o comércio pode até ter um aumento nas vendas, mas não conseguirá transformar esse número em rentabilidade. É necessário criar um plano de precificação que leve em conta todos os gastos envolvidos com a campanha. Assim, o lojista identifica os produtos que podem receber os maiores descontos e aqueles que terão uma redução mínima.

Capacite a equipe de vendas

O Natal não é um período de movimentação comum para a loja física. A tendência é que o local receba um número muito maior de clientes ao longo do mês, cada um deles com desejos e dúvidas diferentes. Portanto, a equipe de colaboradores precisa estar pronta para atender essa demanda específica e auxiliar na conversão dos pedidos em vendas finalizadas. O ideal é realizar treinamentos semanas antes da data e oferecer materiais de apoio para que os funcionários possam tirar todas as dúvidas.

Divulgue e faça ações de marketing

Não adianta se preparar da forma adequada, mas ninguém saber que sua loja está com promoções incríveis para o período de festas de fim de ano, não é mesmo? Reserve parte do orçamento para criar campanhas e ações de marketing que ajudem a divulgar as promoções de seu estabelecimento para o público-alvo adequado. Faça estudos e levantamentos para entender o que seus clientes desejam receber das empresas e crie conteúdos nos canais específicos para atrai-los a seu comércio ao longo do dia.

Mescle os descontos para ter preços mais agressivos

Por fim, identifique quais os produtos que merecem os descontos mais agressivos e quais devem sofrer poucas alterações. Além de ajudar a melhorar a rentabilidade do negócio, como já citado, essa prática permite que você gire o estoque da melhor forma possível. Itens que já possuem uma boa saída e têm apelo mesmo sem promoção podem receber descontos mínimos. Em contrapartida, itens de desejo com valor elevado ou aqueles que possuem dificuldades nas vendas podem receber alterações significativas para atrair os consumidores.

 

Fonte: IGOR REIS

 




 

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