[ editar artigo]

Anseios de uma nova brasilidade

Anseios de uma nova brasilidade

Este último ano várias amigas queridas foram mães - filhos bonitos, saudáveis e…brasileiros…

 

Neste momento você pode pensar: “tinham que ter nascido justo no Brasil? Poderiam ter nascido no Canadá, Noruega ou Hong Kong; mas tudo bem, poderia ser pior e terem nascido em algum país africano negligenciado, como a Somália”.

E por que o Brasil é tão ruim? Parece uma pergunta retórica, não é mesmo? Vivemos num país marcado pelos estragos da corrupção, e a cada descoberta da Lava Jato ou aumento dos salários dos políticos, mais enojados ficamos.

Mas será que a corrupção é somente sistêmica? Está somente nos Três Poderes? Infelizmente a resposta para esta pergunta é negativa.

Nossa cultura brasileira está impregnada de um outro tipo de corrupção, a endêmica, à qual usamos de eufemismo e a denominamos com orgulho de “jeitinho brasileiro”.

Corrupção endêmica pode ser definida como a corrupção privada cotidiana – nossas pequenas atitudes antiéticas e desonestas que fazemos em benefício próprio...furar fila, sonegar impostos, não declarar entrada de mercadorias na Receita Federal, não devolver o troco corretamente, silenciar ao ver que um serviço/produto não foi incluído na conta, falsificar carteirinha de estudante para pagar meia entrada, comprar produtos piratas, falsificar atestado médico para faltar ao trabalho....soa familiar?

Creio que todos nós infelizente já fizemos algo dessa natureza, sempre justificando que o sistema é corrupto, que os impostos não são usados corretamente e que, para deixarmos de ser vítimas, o melhor é cada um fazer por si. Porém, enquanto não assumirmos nosso papel de cúmplices e coadjuvantes da corrupção, nada será alterado para as próximas gerações.

Vamos começar hoje a pensar no bem coletivo sobre o bem individual? Que atitudes podemos mudar hoje para melhorar o Brasil amanhã? Que Brasil você quer entregar para sua próxima geração?

E dentro das das organizações que trabalhamos, como podemos fazer diferente?

#chegadejeitinhobrasileiro

Empreendedorismo Rosa
Ler conteúdo completo
Indicados para você