[ editar artigo]

Sejamos SIMPLES: 8 anos de Empreendedorismo Rosa

Sejamos SIMPLES: 8 anos de Empreendedorismo Rosa

"Dizem por aí " que estamos vivendo uma crise Você tem sentido esta questão passar por  seu empreendimento, sua carreira, seu emprego? Vendas em baixa?  Inadimplência? Menos projetos sendo fechados? Cortes em treinamentos e contratações? Ou em seu empreendimento a dita crise nem deu sinal e você está indo de vento em popa?

Por aqui estamos nos reinventando e me lembrei de uma frase do Muhamadd Yunnus, Nobel da Paz: " Na crise temos que ver as oportunidades." E é sobre crise, oportunidade e simplicidade que  quero pROSEAR com você. Ao invés de ficarmos de chororô ou de reclamação, a hora é de ver o o problema,,pegar ele pelos chifres e CRIAR, INOVAR, RENOVAR e se REINVENTAR.

Hoje me lembrei de 1ª Leitura com pROSA (04/2015), onde discutimos sobre o livro do empreendedor social Blake Mycoskie, da marca TOMS SHOES. Ele começou quando esteve na Argentina pela primeira vez, e se deparou com crianças que não tinham calçados e, portanto, contraiam doenças de pele e infecções, chegando a ter dificuldades para frequentar a escola e até a necessidade de amputar membros ou mesmo morrer. Quando voltou aos EUA, seu país, resolveu por meio de sua empresa modificar a realidade que presenciou.

Naquela mesma viagem à Argentina, Blake se encantou com a simplicidade das famosas Alpargatas, sapatos de lona que por centenas de anos foram usados pelos agricultores argentinos e que mais tarde voltaram aos pés dos jovens latino-americanos. Foi essa a inspiração que precisava para transformar o desafio de calçar as crianças num modelo de negócio rentável e com um forte apelo de responsabilidade social.

O que aprendi com ele? Que simplicidade é ser simples. Uma crise (crianças descalças) + uma oportunidade (criar uma empresa social) + uma simplicidade (fazer ALPARGATAS) = MUDAMUNDO.

As soluções mais simples estão muitas vezes a nossa frente e, por medo de achar que estamos sendo MENOS ou por não enxergarmos esta simplicidade toda, ficamos nos debatendo em busca de soluções ou coisas inovadoras e diferentes (do tipo: ninguém pensou nisso antes!).

Ao celebrar 8 anos do Empreendedorismo Rosa, percebi que minha grande oferta estes anos com meu empreender foi o de usar a minha capacidade de unir mulheres na suas diferenças e similaridades, sem muito estudo e avaliação de perfil , apenas usando a simplicidade da admiração, da observação de sinergias pessoais e por ver o quanto elas podem realizar e se apoiar em suas vidas pessoais e profissionais.

Voltando a pauta sobre a tríade crise, oportunidade e simplicidade o que quero compartilhar é que estas reflexões me levaram a ver o quanto esta minha capacidade de conectar pessoas e ver nelas aquilo que muitas vezes nem elas vêem, gera soluções. 

Nesta nova idade do Empreendedorismo Rosa, traremos novas ações e novas parcerias pois a ideia sempre gerar novas possibilidades de crescimento, com gente que tem sangue no olho e que faz acontecer.

Agradeço a você que nos acompanha e que faz a gente não desistir e acreditar que com simplicidade e verdade, podemos fazer um mundo mais igualitário para as mulheres. 

Agora, vou te pedir um presente: Qual a coisa mais simples que você pode realizar hoje ou ao longo deste NOVO TEMPO, e ela ser a solução e a oportunidade para seu empreender na carreira e na vida?

Beijos de um mes de MAIO simplesmente simples para nós e sempre juntas. Aumente o som!!!!

Feliz Aniversário Empreendedorismo Rosa!!!

.

 

Empreendedorismo Rosa
Lênia Luz
Lênia Luz Seguir

Mentora Fundadora do Empreendedorismo Rosa Líder do Comitê Empreendedorismo no Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Paraná Lider do Lean In Circle ER Brasil Há 7 anos criou uma marca que se tornou um negócio e que hoje é seu real propósito de vida: o Em

Ler conteúdo completo
Indicados para você