[ editar artigo]

A regra é: Sejamos simples!

Por Lênia Luz compartilhando ao som de  We Together 

Maio começando e com um feriado já logo no primeiro dia, então nada de MIMIMI e sim só HAHAHA, certo? Como tem sido o ano empreendedor até aqui?

Dizem por aí que estamos vivendo uma crise econômica (entre outras coisas...). Você tem sentido esta questão passar por  seu empreendimento? Vendas em baixa?  Inadimplência? Menos projetos sendo fechados? Cortes em treinamentos e contratações? Ou em seu empreendimento a dita crise nem deu sinal e você está indo de vento em popa?

Por aqui estamos nos reinventando e como bem disse o iluminado Muhamadd Yunnus, Nobel da Paz, que esteve domingo (03/05) em Curitiba, na crise temos que ver as oportunidades. E é sobre crise, oportunidade e simplicidade que  quero pROSEAR neste começo de mês. Ao invés de ficarmos de chororô ou de reclamação, a hora é de ver o o problema (que necessriamente não foi criado por nós) pegar ele pelos chifres e CRIAR, INOVAR, RENOVAR e se REINVENTAR.

Fonte da Imagem: Trevisart Estúdio Fotográfico

No mês de abril tivemos nossa 1ª Leitura com pROSA, onde discutimos sobre o livro do empreendedor social Blake Mycoskie, da marca TOMS SHOES. Para você que não conhece a história, tudo começou quando ele esteve na Argentina pela primeira vez, e se deparou com crianças que não tinham calçados e, portanto, contraiam doenças de pele e infecções, chegando a ter dificuldades para frequentar a escola e até a necessidade de amputar membros ou mesmo morrer. Quando voltou aos EUA, seu país, resolveu por meio de sua empresa modificar a realidade que presenciou.

Naquela mesma viagem à Argentina, Blake se encantou com a simplicidade das famosas Alpargatas, sapatos de lona que por centenas de anos foram usados pelos agricultores argentinos e que mais tarde voltaram aos pés dos jovens latino-americanos. Foi essa a inspiração que precisava para transformar o desafio de calçar as crianças num modelo de negócio rentável e com um forte apelo de responsabilidade social.

O que aprendi com ele? Que simplicidade é ser simples. Uma crise (crianças descalças) + uma oportunidade (criar uma empresa social) + uma simplicidade (fazer ALPARGATAS) = MUDAMUNDO.

As soluções mais simples estão muitas vezes a nossa frente e, por medo de achar que estamos sendo MENOS ou por não enxergarmos esta simplicidade toda, ficamos nos debatendo em busca de soluções ou coisas inovadoras e diferentes (do tipo: ninguém pensou nisso antes!).

Esta semana celebraremos os 3 anos do Empreendedorismo Rosa, e fui incumbida de fazer alguns levantamentos sobre o histórico atual, números e coisa e tal, para os parceiros que estão preparando uma apresentação para nossa "festinha" no dia 08.05. Com isso me vi unindo empresas e pessoas que supostamente não teriam nada a ver para realizar esta ação conjunta. Depois de deixá-los "tramando" o seu roteiro, saí pensando sobre isso e  percebi a minha capacidade de unir pessoas na suas diferenças e similaridades, sem muito estudo e avaliação de perfil , apenas usando a simplicidade da admiração, da observação de sinergias pessoais e por ver o quanto eles, por serem parceiros de fato, topariam tal desafio.

Voltando a pauta sobre a tríade crise, oportunidade e simplicidade o que quero compartilhar é que estas reflexões me levaram a ver o quanto esta minha capacidade de conectar pessoas e ver nelas aquilo que muitas vezes nem elas vêem, gera soluções. Nada de complicações e sim de simplicidade e oportunidades para todos os envolvidos no processo. Nesta nova idade do Empreendedorismo Rosa, verão que trarei novas ações e gente nova também (como a parceira Anna Hilbert, da Clockwise, assumindo a parte online e a estagiária Amanda Kasprzak, dando um plus na comunicação, entre nós e vocês que nos acompanham diariamente) e mantendo as conexões ROSA que tem fizeram toda diferença neste último ano. Afinal o tempo pode ser de crise, mas a ideia é gerar novas possibilidades de crescimento, com gente que tem sangue no olho e que faz acontecer.

Agora me diga: Qual a coisa mais simples que você pode realizar hoje ou ao longo do mês de maio, e ela ser a solução e a oportunidade para seu empreender na carreira e na vida?

Beijos de um mes de MAIO simplesmente ROSA para nós!

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler conteúdo completo
Indicados para você