[ editar artigo]

Projeto PráQBrá: A música que transforma!

Por Empreendedorismo Rosa

A campanha de financiamento coletivo para manutenção do Projeto PráQBrá está disponível no Catarse e tem como propósito arrecadar recursos para arcar com os custos dessa iniciativa social proposta pela Grande Roda de Tambores, organização não governamental fundada em 2004 em Curitiba, com o objetivo de promover a inclusão social através da arte.

Além de ensinar 30 crianças e jovens a tocar diversos instrumentos que fazem parte da cultura popular brasileira, como o Maracatu de Baque Virado, a Ciranda, o Coco e o Afoxê, o projeto também estimula diversos outros conhecimentos, para ampliar a visão do mundo, promover vivências em grupo e o fortalecimento da cidadania.

A arrecadação irá custear todo o projeto, incluindo profissionais, materiais, lanches, confecção de figurinos e instrumentos (os alunos fazem seu próprios tambores), um passeio e uma apresentação no final do ano. Pensando em movimentar a economia local e a mão de obra do bairro, os figurinos do grupo serão confeccionados por costureiras parentes dos alunos do projeto, já o lanche que mantém a energia das crianças será comprado em uma padaria dentro da comunidade, valorizando assim o comercio da região.

O projeto inclui também uma viagem com o grupo à Ilha do Mel, onde as crianças e jovens terão um workshop de dois dias com o reconhecido percussionista pernambucano Deivson Santana. Além dessa vivencia no litoral, haverá um segundo workshop em Curitiba com a artista catarinense Andaraí, onde os alunos aprenderão a tocar e confeccionar Agbês, um tipo de chocalho tradicional do Maracatu.

Ao final do ano, uma grande apresentação aberta ao público marca o encerramento desse ciclo. É nesse momento que a inclusão social através da música se torna algo visível, quando os alunos saem da periferia e são colocados em evidência, demonstrando o que aprenderam e sendo aplaudidos pela sociedade. Isso gera sensação de pertencimento, empoderamento e o aumento da auto estima, algo que influenciará positivamente no futuro desses jovens.Para mais detalhes, confira o site da Grande Roda de Tambores e conheça mais sobre a ONG e os outros projetos que já estão sendo desenvolvidos.

Para contribuir, acesse catarse.me/granderoda e adquira as cotas destinadas ao projeto. Existem cotas de pessoa física, com contrapartidas que incluem desde workshops de capacitação profissional até um ensaio de percussão com o PráQbrá; e também cotas corporativas, onde a Grande Roda de Tambores leva batuque, inspiração e motivação para dentro das empresas apoiadoras.  Com colaborações a partir de R$ 10,00, a iniciativa visa transformar a realidade e ampliar a visão de mundo das crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social em Curitiba.

 

Fonte da Imagem: Catarse

O Projeto PráQbrá

O Projeto PráQbrá realiza encontros semanais com duas horas de duração no bairro Cajuru. As aulas ocorrem sempre às segundas-feiras, das 19:00 às 21:00, na Associação de Moradores das Moradias Cajuru.

Por meio de diversos instrumentos de percussão, o projeto é um complemento à educação escolar, de forma interdisciplinar, carregado de diversidade e riqueza cultural.

Thiago Senden, diretor executivo da Grande Roda de Tambores e um dos fundadores do grupo, explica que os instrumentos de percussão se destacam por serem democráticos: “Há um poder mágico do tambor. A pessoa que não sabe tocar e nunca estudou música, dificilmente se arrisca em um instrumento como um violão ou piano, por exemplo. Mas se você chega com um chocalho, um bongô ou simplesmente bate palma e estala os dedos, as pessoas ficam mais soltas e se permitem participar da brincadeira, logo essa pulsação vai tomando conta do grupo. Quando se vê, está todo mundo em um mesmo ritmo. O tambor integra as pessoas”. A percussão trabalha com a alegria como forma de transformação social, ressaltando a coletividade, a força e a fé, além da união entre ritmos, danças e brincadeiras.

Além de desenvolver o senso musical, o projeto estimula a reflexão, as habilidades cognitivas, afetivas e motoras. O PráQbrá possibilita também às crianças e jovens discussões de caráter sociocultural, igualdade, respeito, dignidade e cidadania, considerando os temas e ritmos abordados na oficina.

Iniciado em 2005, atualmente o projeto trabalha com a segunda geração de batuqueiros no bairro. Em um processo de troca de experiências e aprendizados, alguns músicos integrantes da primeira geração auxiliam nas aulas, atuando como multiplicadores e servindo como referência para os novos alunos. Os ritmos aprendidos durante o ano de 2016 serão Ciranda, Coco, Maracatu de Baque Virado e Afoxé, que serão incluídos gradualmente conforme o aprendizado.

Celebridades geram visibilidade ao projeto

Eleito duas vezes o melhor jogador de futebol pela Fifa e pentacampeão pela Seleção Brasileira, Ronaldinho Gaúcho divulgou seu apoio oficial ao projeto social da Grande Roda de Tambores. Conhecido pelo envolvimento com a percussão popular e a música brasileira, o atleta conheceu o grupo em 2014 e firma-se agora como padrinho oficial da ONG, que, há 12 anos, utiliza os tambores como ferramenta para promover a cidadania e inclusão social através da arte educação.

Em suas redes sociais, Ronaldinho Gaúcho realizou algumas postagens sobre o grupo, com o objetivo de incentivar fãs e seguidores a conhecer e ajudar um dos projetos da Grande Roda de Tambores.

Em sua página oficial no Facebook, o jogador postou o vídeo do projeto e comentou: “Galera, convoco todos vocês a colaborar com esse projeto que eu acho incrível e que transforma a vida de muitas crianças na periferia de Curitiba, através da percussão popular brasileira. O projeto PráQBrá é uma iniciativa da ONG Grande Roda de Tambores, da qual eu sou padrinho e admiro muito. Colabore agora em catarese.me/granderoda. Eu já fortaleci! Agora é sua vez. #fortaleceai #vivaagranderoda”. Tempo depois, reforçou a postagem em sua página pessoal, Ronaldo de Assis Moreira. O post gerou mais de mais de 130 mil views, 17 mil likes e 234 compartilhamentos, gerando mais 1.000 novos likes na fanpage official da Grande Roda de Tambores.

Além do apoio nas redes sociais, o jogador também gravou um vídeo especialmente para os alunos do projeto, estimulando-a a “seguirem firme no batuque”. As crianças e adolescentes integrantes do grupo, por sua vez, retribuíram com um vídeo para agradecer ao padrinho astro pelo apoio. Além disso, estão confeccionando um tambor especial para presentear o jogador. Para esses jovens, ter um ídolo nacional como apoiador é um grande estimulo e mostra a importância de sonhar e de correr atrás dos seus objetivos.

A banda O Rappa, também mandou o seu apoio. Os músicos gravaram um vídeo endossando o trabalho da Grande Roda de Tambores e convocando as pessoas a participar da campanha de arrecadação para o Projeto PráQbrá. A banda também postou o link do catarse em seu perfil oficial no Facebook, afirmando “Um projeto super bacana e que a gente super indica, está precisando de uma forcinha, bora nessa? #PratiqueoBem #Ohvibe #FortaleceAi”. Quando a Grande Roda de Tambores postou o vídeo em sua conta oficial no Instagram, o guitarrista Xandão Menezes deixou seu comentário “Todo o apoio dos amigos do Rappa”.

A campanha também recebeu o apoio através de vídeos enviados por outras personalidades marcantes da música e da cultura popular brasileira, como o Mestre Chacon Viana, mestre da centenária Nação do Maracatu Porto Rico, do grupo pernambucano Bongar do Xambá, e do guitartech Alexandre Duayer, considerado pela revista Rolling Stones o melhor roadie do Brasil, desenvolvendo trabalhos com Lulu Santos, O Rappa, Paralamas do Sucesso, dentre outros.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler conteúdo completo
Indicados para você