[ editar artigo]

5 regras para o aprendizado de idiomas

Sempre leio artigos sobre assuntos diversos diariamente para me manter bem informada sobre o que acontece no mundo. Um dia desses li um que ditava algumas regras para se obter sucesso profissional. Quando as li, consegui identificar nelas o que é necessário para aprender como falar bem um novo idioma. Percebi que elas são regras gerais para ser bem sucedido quando fizermos qualquer coisa na vida.

Fonte da imagem: Reprodução

1 – Empenhe-se
Não importa o que digam, mas tornar-se bom em algo não é fácil. Como tudo na vida, se você realmente quiser algo, precisará dedicar-se a isso, investir tempo e esforço. Não há nada errado em um pouco de trabalho duro e todos os que conseguiram dominar um idioma te dirão que sem empenho, não há progresso.

2 – Acredite em si mesmo
Não faz sentido em começar a estudar um idioma sem ter ao menos, um pouco de auto-confiança. Apesar de poder estar frustrada por ter estudado antes e não ter aprendido, ou até mesmo em ver tanta gente que passa anos estudando e não consegue falar, que tal pensar nas pessoas que dominam uma nova língua? Você pode ser a próxima. Não se deixe abalar pelas dificuldades. Guarde em mente o mantra: “Eu quero, eu posso, eu confio!”

3 – Seja criativo
Se você quiser ser verdadeiramente bem sucedido em seja lá o fizer, esteja pronto para se destacar na multidão. Como usar isso ao aprender idiomas? Sempre que aprender um conteúdo novo, tente usá-lo da melhor forma possível, pense fora da caixinha, crie exemplos reais do seu dia-a-dia e transforme-os em frases que você realmente falaria. Fuja dos exemplos batidos, das frases que foram ditas por todos, torne-as suas! Como você usaria o conteúdo que aprendeu para falar com um cliente ou membro da família? O uso da língua é o que a torna mais facilmente assimilável.

4 – Seja o primeiro
Vivemos em um mundo competitivo para tudo o que fazemos, portanto é importante sair do lugar comum. Se você estiver em um ambiente em que há um estrangeiro conversando com um conhecido, por que não se aproximar e arriscar umas palavras? Não fique tímido. Tome a iniciativa! Não tem contato com estrangeiros? Por que não combinar com aquela amiga que fala bem uma outra língua e propor que pratiquem juntas uma vez por semana? Provavelmente ela não vai se incomodar com seu pedido, mas pode ser que nunca tenha a ideia de sugerir. Dê o primeiro passo e aprenda cada vez mais.

5 – Não corra antes de andar
A maioria das pessoas, que possuem um bom nível educacional, sente-se extremamente frustrada quando começa a aprender um novo idioma. Ao tentar falar, pensa em palavras complexas, em estruturas difíceis e como não sabe usá-las ainda, a experiência toda parece lenta e frustrante. Preocupe-se em assimilar bem o que está aprendendo. Ninguém aprende a falar, quando criança, usando termos literários. Falar uma língua é um processo e cada parte dele deve ser bem assimilada antes de avançar para a seguinte. É importante respeitar o seu ritmo pessoal e o processo de aprendizagem. Falar um segundo idioma, como se fala o português, deve ser o seu objetivo lá no final da estrada, mas para chegar lá, cada quilômetro deve ser percorrido.

Débora Carvalho é fundadora da Fluency School. Formada em Línguas Estrangeiras pela Universidade Federal, leciona inglês e português para todas as faixas etárias, para objetivos diversos, trabalha como tradutora e intérprete. Está sempre em busca da fluência no inglês e aperfeiçoamento do ensino da língua através de cursos de especialização dentro e fora do Brasil ao longo de 17 anos atuando na área. Estuda inglês desde os 8 anos, pois queria entender as letras das músicas estrangeiras que sua mãe ouvia. Sempre se interessou por empreendedorismo feminino e a posicionamento da mulher no mundo dos negócios.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler conteúdo completo
Indicados para você