[ editar artigo]

1º Fórum Mulheres Reais que Inspiram

O Empreendedorismo Rosa marcou presença em mais um importante evento criado para retratar o novo universo Feminino.

O objetivo do Fórum é proporcionar um momento de reflexão sobre o perfil da mulher e os reflexos de suas ações. A mulher além de lutar para ocupar seu lugar, serve como exemplo para outras mulheres.

Além de abordar assuntos relacionados à ascensão social e profissional das mulheres, o evento também tratou da feminilidade, felicidade, vaidade e autoconfiança.

ana

O fórum não se restringiu à realidade brasileira, e trouxe exemplos de mulheres de outros países que fizeram a diferença, lutando por alguma causa social e defendendo seus ideais.

Como organizadora do Fórum e defendendo fortemente o empoderamento feminino, a jornalista e apresentadora Ana Paula Padrão transmitiu ao público o quanto a mulher é importante para a sociedade e como seus feitos têm servido de inspiração.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, acompanhado de sua esposa, Lu Ackmin, abriu o evento ressaltando que a sociedade está passando por um processo intenso de mudança, e que a mulher exerce um papel fundamental. Eles mencionaram o envolvimento da mulher no desenvolvimento de ações sociais que visam à melhoria ou a correção de algum problema enfrentado pela sociedade.

Um exemplo de luta pela melhoria das qualificações feminina foi o relato da história de Fawzia Koofi, uma jovem afegã que lutou contra o regime político de seu país, sua cultura e suas condições sociais para estudar. Ela é candidata à presidência do Afeganistão em 2014 e autora do livro “Carta para minhas Filhas”. Durante o evento, ela apresentou suas realizações na luta a favor dos direitos da mulher e seus propósitos como futura presidente. Fawzia luta para aumentar a participação da mulher na educação, não somente para melhorar a sociedade, mas também para aumentar a autoconfiança feminina. Ela briga por mudanças para que a mulher no Afeganistão tenha pelo menos as condições básicas de vida.

Após o discurso de Fawzia, foi ao palco uma importante mulher que fez a diferença na política brasileira, Eliana Calmon. Intitulada como a primeira brasileira a atuar como Ministra, Eliana relatou suas dificuldades para chegar até seu cargo e ressaltou a importância da presença da mulher na política. Ela ainda questionou o fato de existirem poucas mulheres ocupando cargos políticos e nos incentivou a mudar esta situação.

Apresentando o novo cenário social brasileiro, o economista e professor da FGV, Marcelo Neri, mostrou como a mulher está inserida na sociedade e o que a sua participação representa. Hoje a mulher possui um salário mais significativo e todas as mudanças importantes da sociedade giram em torno de decisões tomadas por elas.

Quebrando um pouco os assuntos sociais e políticos, teve uma mesa redonda com o tema beleza e bem estar. Estavam presentes a atriz Mel Lisboa, a vice-presidente de cuidados pessoais da Unilever, Andrea Salgueiro, e a psicanalista Diana Corso. O foco da mesa foi a discussão dos resultados de uma pesquisa sobre aspectos da beleza feminina realizada pela Dove com mulheres do mundo. A pesquisa apurou que o fator principal para uma mulher se sentir bela é cuidar de si. A pesquisa também mostrou que 40% das mulheres brasileiras afirmam que a maior pressão para se manter bela vem de si própria e que a sociedade define padrões altos de beleza, fazendo com que a mulher se sinta constantemente insatisfeita. Para a maioria das mulheres, a autoestima vai além da beleza e está atrelada ao sentimento de inclusão.

Outro ponto importante levantado pela pesquisa é que a mulher brasileira está feliz com seu corpo, libertando-se dos padrões de beleza inalcançáveis e valorizando suas características.

Após a mesa redonda, teve a participação do cineasta Rubens Edwald Filho, que retratou a imagem da mulher no cinema e sua influência no comportamento da mulher da vida real.

O ponto alto do evento foi a homenagem feita à apresentadora Hebe Camargo. Por orientações médicas, ela não pôde comparecer pessoalmente, porém gravou um simpático vídeo, relatando fatos de sua vida e conquistas. A homenagem se completou com um breve show da cantora Gaby Amarantos.

Voltando às presenças internacionais, teve uma entrevista com Maman Marie do Congo, coordenadora da ONG COPERMA RD, que desde 1983 luta pela solidariedade feminina e oferece suporte psicológico a elas, aos jovens e às crianças.

Representando o Banco Interamericano de Desenvolvimento, houve uma palestra de Luiz Ros, que apresentou algumas ações relacionadas ao universo feminino. Atualmente um dos desafios do banco é diminuir o número de mulheres que ainda trabalha na informalidade e melhorar as condições salariais. Ros ressaltou que investir na mulher tem impacto na família. À medida que elas empreendem, a família melhora suas condições e assim começa o fluxo de crescimento. Além disso, ele mencionou que a América Latina é a região mais empreendedora do mundo e o Brasil é o pais de destaque.

Outro momento emocionante do evento foi a apresentação da iraniana Mina Ahadi, que luta fortemente contra o apedrejamento feminino através do movimento “Stop Stoning Now”. Mina contou sua história, conquistas e mostrou que com otimismo seguirá lutando contra o apedrejamento das mulheres no Irã.

Para finalizar o evento, teve o discurso do Embaixador dos EUA no Brasil, Thomas Shannon. Além de homenagear a mulher brasileira e sua participação na sociedade, Shannon ressaltou a importância de estreitarmos os laços com os EUA e convidou todos a trabalharem como parceiros.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler conteúdo completo
Indicados para você